Inspirado no fatídico ataque terrorista homofóbico que aconteceu no Bar Pulse, em Orlando (EUA), em 2016, o espetáculo “Golondrina” chega aos palcos do ABC nos dias 14 e 15 de outubro, no Teatro Elis Regina (Av. João Firmino, 900 – Assunção, São Bernardo). A história apresenta o personagem Ramón (Luciano Andrey), sobrevivente de um ataque homofóbico, e Amélia (Tania Bondezan), uma severa professora de canto, que perdeu seu filho para a intolerância e preconceito.

Em entrevista ao RDtv, a atriz Tania Bondezan relembra sua reação ao ter o primeiro contato com a história da peça. “Quando recebi esse texto, há cinco anos atrás, enlouqueci. Chegou até mim em espanhol, e resolvi traduzir”, diz. “Nunca tinha feito uma tradução, mas senti que queria dizer essas palavras porque reconheci a importância de levar esse espetáculo ao Brasil”, conta a atriz.
Do espanhol para o português, “Golondrina” significa andorinha, que na peça, é uma música importante para a trama. A atriz conta que, em mais de 40 anos de teatro, nunca havia feito uma peça que tocasse tanto as pessoas quanto esta. “Em todos os lugares que fui, em que me apresentei, os espectadores agradecem por estarmos levando um espetáculo com essa mensagem”, diz Tania.

Boldezan acredita que o impacto emocional da trama se deve ao fato de que, sua personagem, Amélia nunca teve a chance de entender a realidade de seu filho, e de dizer que amava e o aceitava. “Apesar de se tratar de um tema central, a peça aborda situações preciosas. Todo mundo já perdeu alguém ou não teve tempo de dizer e demonstrar carinho. Isso acontece na vida, então, em tudo precisamos ter um olhar de empatia aos outros”, destaca.
A peça é obra de Guillem Clua, dramaturgo catalão, que escreveu o texto um ano após os ataques terroristas. A história chega aos palcos do ABC no próximo fim de semana (14 e 15/10), às 21, em São Bernardo, no Teatro Elis Regina (Av. João Firmino, 900 – Assunção).
Os ingressos estão disponíveis via site.
Serviço
Apresentação: “Golondrina”, de Guillem Clua
Quando: 14 a 15 de Outubro, às 21h.
Onde: Teatro Elis Regina (Av. João Firmino, 900 – Assunção, São Bernardo)
Entrada: Ingressos R$ 50 e R$ 25 (meia entrada ou promocional)