Atriz de ‘Malhação’, Ludmila Dayer, revela diagnóstico de esclerose múltipla

Ludmila Dayer, conhecida por participar de Malhação nos anos de 1995 e 2000, revelou nesta quarta-feira, 28, que foi diagnosticada com esclerose múltipla. Em live no Instagram, a atriz contou que doença foi causada pelo vírus EBV (Vírus Epstein-Bar). Ludmila relatou que tudo começou quando, em 2020, ela percebeu uma perda na cognição e visão e passou a sentir muita fraqueza com frequência. Durante um ano, ela enfrentou uma bateria de exames sem conseguir um diagnóstico.

“Era um sintoma atrás do outro e, por isso, fui procurar o médico. Não conseguia enxergar direito, minha fala não acompanhava os meus pensamentos, tinha problemas de memória e muitas dores no corpo. Ia de um cômodo para o outro e não lembrava o que tinha ido fazer”, afirmou.

Newsletter RD

Após um ano de investigação, ela recebeu o diagnóstico e mudou a sua alimentação. Segundo a atriz, a principal suspeita é de que a doença tenha sido desencadeada pelo vírus EBV, que pode ser transmitido pela saliva, por transfusões de sangue e por meio do contato com objetos contaminados. “Tirei glúten, ovo, carne animal. Tudo que alimentava o vírus e provocava os sintomas. Também passei a comer coisas que desinflamam meu organismo”, finalizou a atriz.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes