
O Centro Médico de Especialidades Joaquim Távora, na Vila Assunção, recebeu neste domingo (25/9) 355 alunos de escolas municipais de Santo André, para realização de exames e consultas com oftalmologista.
A iniciativa faz parte do programa Educando com Visão, que identifica problemas de visão em alunos da rede, encaminha os estudantes para avaliação médica gratuita e entrega óculos sem custo para as crianças. A ação deste domingo foi a segunda força-tarefa de consultas e exames oftalmológicos realizada neste ano.
O programa é realizado em parceria com o Rotary Club e, neste ano, vai beneficiar 1.065 crianças.
A biomédica e diretora de Atenção à Saúde de Santo André, Luciane Suzano Pereira Cunha, diz que é muito importante a ação, que inclui desde a avaliação oftalmológica das crianças até a oferta de óculos após avaliação e indicação médica.
O Educando com Visão capacita professores e equipes gestoras das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeiefs) para identificar as crianças com problemas de visão, que são encaminhadas para as forças-tarefa do programa.
A primeira etapa do projeto foi realizada no dia 11 de setembro e contemplou outras 355 crianças. O terceiro e último encontro está previsto para 9 de outubro.
Desde sua criação, em 2004, o programa Educando com Visão já realizou mais de 5 mil exames oftalmológicos e auxiliou na correção de problemas visuais de aproximadamente 3 mil crianças. A iniciativa tem apoio do Rotary Club Santo André Norte, que participa de toda a execução do programa e da aquisição dos óculos, com os recursos arrecadados na Festa Alemã.