
André Luiz Justino, morador do bairro Santa Paula, em São Caetano, reclama da falta de manutenção e serviços de zeladoria na calçada de sua casa. Segundo ele, no local há uma árvore que cresceu mais do que o normal, e as raízes danificaram tanto sua calçada que chegaram a atingir a tubulação de esgoto, além de ter entortado o portão de sua residência.
O reclamante se mudou para o local este ano e, desde fevereiro, tem comunicado a Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) que a árvore precisa ser retirada. Em uma de suas conversas, por e-mail e telefone, o morador foi orientado a aguardar retorno em 20 dias.
“O último retorno foi em agosto e apenas podaram a árvore, não retiraram. Meu protocolo na ouvidoria segue aberto até hoje”, diz.
Em razão das raízes grandes, Justino conta que o portão da sua casa também ficou danificado. “Agora só consigo abrir um lado do portão. Meu carro está ficando na rua todo dia por conta disso”, acrescenta o munícipe. A preocupação é ter mais problemas com as raízes na tubulação.
Questionada, a Saesa “informa que existe um processo de supressão da árvore localizada no passeio deste endereço. O mesmo encontra-se em processo de análise na Divisão de Desenvolvimento Ambiental do Saesa. Para demais dúvidas, pedimos, por gentileza, que o munícipe entre em contato com o referido setor pelo número: 4232-5851”.