
A moradora do bairro Jardim Boa Vista, em Mauá, Ana Paula Lindolfo, conta que cadastrou duas cadelas no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para receber a vacina contra a raiva, mas ainda não foi chamada, com a justificativa de “falta de vacinas em estoque”.
Antes de ir ao CCZ, a reclamante conta ter comparecido a uma campanha de vacinação antirrábica promovida pela Prefeitura, no Parque da Gruta de Santa Luzia, no dia 27 de agosto, mas ao chegar no espaço, não conseguiu imunizar o pet. “Pegaram meu nome, telefone e data da próxima ação, mas até agora não chamaram nem nada”, conta.
Segundo a munícipe, o local possuía distribuição de senhas e muitos tutores que aguardavam na fila não foram atendidos. Sendo assim, não tiveram seus animais vacinados.
Com expectativa de conseguir a imunização, a moradora se dirigiu ao Centro de Controle de Zoonoses, onde novamente foi informada de que não haviam doses contra a raiva disponíveis no espaço. “A senhora fez o atendimento, falou que não tem previsão para chegarem as doses e que é preciso esperar”, complementa, ao lembrar que não lhe foi explicado o motivo da falta da vacina. Ana ainda conta que já vacinou suas cadelas pelo CCZ outras vezes, e que esta é a primeira vez que passa por algum problema.
Questionada, a Prefeitura de Mauá informa “que nenhum munícipe esteve na Gerência de Zoonoses à procura pela vacina antirrábica no dia de hoje. O envio dos imunizantes e a quantidade disponibilizada, ficam a cargo do Governo Estadual. Devido à situação de controle da proliferação da raiva em território paulista, onde os últimos casos registrados estão datados há quase 25 anos, a Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo, através da Deliberação CIB nº 169, de 15/12/21, aprovou a manutenção da vacinação antirrábica de cães e gatos em estratégia de rotina, vacinação de cães e gatos contactantes de morcegos e bloqueio de foco (quando for o caso) e a suspensão das campanhas anuais de vacinação a partir de 2022, em todo o Estado de São Paulo. Em Mauá, a Prefeitura realiza na Gerência de Zoonoses, a vacinação durante o ano inteiro por meio de agendamento, que pode ser feito de segunda a sexta feira, das 9h às 16h, pelo telefone (11) 4544-1240”.