
A Universidade Metodista de São Paulo, localizada na rua Alfeu Taváres, 149, no Rudge Ramos, em São Bernardo, realiza nesta terça-feira (06), a Exposição Museu do Rádio, em comemoração ao centenário da rádio no país. O local da exposição será em uma sala anexa na entrada do Auditório Capa. Durante a exibição, haverá uma mesa de debates, com diversos radialistas e profissionais da área.
O evento será transmitido ao vivo pela Rádio Sônica Metodista e de forma presencial no auditório Capa.
Convidados e temáticas do evento
Os convidados vão conversar com os alunos sobre a vivência na área, além de ensinamentos sobre o rádio. Entre os profissionais que vão comparecer, são: Pedro Serico Vaz, jornalista especializado sobre a história do rádio, Karina Fonseca da rádio Imaculada, Anderson Afonso, das rádios, Eldorado, Bandeirantes e Abc, Débora Alfano da Bandnews, Wagner Belmonte da rádio Capital, Christiano Blota das rádios Bandeirantes e Capital e Agostinho Teixeira, âncora da rádio Bandeirantes. Entre os temas abordados entre os profissionais estão: História e evolução das rádios, destes 100 anos no Brasil; Rádios locais e comunitárias; Desafios do rádiojornalismo atual; Futuro: O rádio para os próximos 100 anos e Estratégias para fidelizar uma geração streaming.
A História do Rádio no Brasil
O rádio surgiu no Brasil em 7 de setembro de 1922, com transmissão à distância e sem fios. Durante as comemorações do centenário da Independência do país, o presidente da época, Epitácio Pessoa, inaugurou a radiotelefonia brasileira. Mas somente em 30 de abril de 1923, começou a operar com um transmissor doado pela casa Pekan, de Buenos Aires, instalado na Escola Politécnica, na capital federal. As propagandas nas rádios trouxeram as emissoras novos recursos, e isso permitiu a criação de novos programas e formatos, como: programas musicais, radionovelas, e informativos caíram no gosto das pessoas, e se tornaram populares. O rádio se tornou um meio de comunicação em massa.
Evento
Evento: 100 anos de Rádio no Brasil
Data: 6 de agosto
Horário: de manhã, das 9h30 às 11h, e à noite das 19h30 às 21h
Local: Auditório Capa
Transmissão ao vivo pela Rádio Sônica