
O cruzamento em frente ao Colégio Termomecanica, na Estrada dos Alvarengas, altura do número 4001, em São Bernardo, é cenário de uma situação estressante envolvendo ônibus escolares durante o período da manhã. Segundo informações de um assinante do RD, os transportes usados para deixar os alunos no colégio não só dificultam a passagem de quem precisa entrar ou sair da instituição, como também atrapalham o trânsito.
Ainda de acordo com as informações, não há fiscalização em nenhum horário, e a situação sempre acontece entre as 06:15 e 06:45 da manhã.
Hélio Moreira, que leva a filha para a faculdade no local todas manhãs, alega que a situação é recorrente. “Quando dá “seis e pouco”, os ônibus saem da garagem e travam o caminho na entrada (do colégio). É um caos, é buzina pra cá, é buzina para lá e ninguém consegue sair. Já tentei sair de casa um pouco mais cedo para evitar a situação, mas não adianta”, comenta.
Segundo Moreira, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas já foi avisada sobre o problema pela segurança do colégio, mas até então, nada foi feito.
Ao ser questionada, a Prefeitura alegou que a fiscalização e controle do fluxo de veículos é realizada diariamente de forma ininterrupta. Segundo a Secretaria de Transportes, uma equipe técnica estuda ações necessárias para solução dos problemas mencionados, como melhorias na sinalização e reprogramação semafórica.