
Neste sábado (27/8), profissionais que atuam na rede de ensino de Santo André receberam curso de primeiros socorros. A capacitação, promovida pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, foi disponibilizada para trabalhadores que atuam em escolas públicas e particulares do município.
A biomédica e diretora de Atenção à Saúde, Luciane Suzano Pereira Cunha, participou da capacitação e falou sobre a importância de implantar os primeiros socorros para a rede educacional.
“Fizemos esse universo do cuidado da criança porque sabemos que a qualquer momento podem acontecer intercorrências dentro do ambiente escolar. O cuidado imediato é fundamental para garantirmos o não agravamento das condições de urgência e emergência no ambiente escolar”, explica a diretora de Atenção à Saúde.
O curso foi ministrado pela enfermeira especialista em urgência e emergência Marinalva Chiafarelo Santos Ulian, teve duração de cinco horas e foi certificado pela Escola de Ouro Andreense. No próximo sábado (3) o curso será fornecido novamente para novos participantes.
Durante a capacitação, os profissionais aprenderam os acidentes mais comuns nas escolas, técnicas de salvamento, reanimação cardiorrespiratória, e como agir em casos de engasgo, crise convulsiva, desmaio, queimadura e choque elétrico.
Independentemente do que ocorra, como quedas, ataques cardíacos, choque elétrico ou paradas respiratórias, a assistência deve ser rápida. Por isso, ter conhecimentos técnicos sobre o assunto é muito importante. Noções de primeiros socorros podem garantir que uma vida seja salva e este conhecimento não é direcionado apenas para os profissionais da área da saúde.
Escola de Ouro Andreense – É uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, que visa qualificar alunos para o mercado de trabalho. Cursos com bastante procura são oferecidos por toda Santo André de maneira gratuita por professores altamente preparados.