
Neste sábado (20/8) será realizado simulado de emergência de gás liquefeito de petróleo (GLP) na base de engarrafamento e distribuição da Ultragaz, em Mauá. Por prevenção, haverá evasão dos funcionários da empresa e da vizinhança. Com coordenação da Defesa Civil e apoio do Comitê de Fomento Industrial do Polo do ABC (Cofip ABC) e do Plano de Auxílio Mútuo Capuava (PAM Capuava), o treinamento terá a participação da força de trabalho da empresa, de órgãos públicos como Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), da Guarda Civil Metropolitana (GCM), e de moradores e comerciantes das ruas do bairro Santa Cecília, próximas à unidade da Ultragaz.
Com o objetivo de preparar e capacitar os públicos envolvidos, o simulado marca o início da formação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) de Santa Cecília. Trata-se de uma iniciativa da Defesa Civil com o apoio do Polo Petroquímico, que possui papel estratégico na capacitação dos voluntários, sendo responsáveis pelos treinamentos e pelo fornecimento dos equipamentos adequados relacionados aos riscos tecnológicos do Polo.
Cenário do simulado
O treinamento simulará uma possível falha operacional em uma das válvulas de um tanque de armazenamento de GLP, com vazamento de produto inflamável e ferimentos em operadores. A brigada de incêndio da Ultragaz será acionada para iniciar o atendimento à emergência e, na sequência, será mobilizado o PAM Capuava para atuação conjunta no controle à emergência.
Para a fazer a evasão dos moradores, a Defesa Civil acionará o Nupdec Santa Cecília, o Departamento de Engenharia de Tráfego, responsável pelo bloqueio das ruas, e a CGM e a Polícia Militar. O ponto de encontro dos moradores será na Escola Sada Umeyzawa.
Serviço
Data: 20 de agosto
Horário: 8h às 12h
Endereço Ultragaz: Av. Alberto Soares Sampaio, 1098, bairro Capuava
Endereço Posto de Comando: rua Santa Rita, 56 – em frente à EE Sada Umeizawa.