
Quem precisa acessar os serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS) Paineiras, em Diadema, sofre com a falta de manutenção evidente do local. Vazamento de água no teto, paredes com mofo e elevador quebrado e sem manutenção são apenas alguns dos tantos pontos que chamam atenção.
O paciente e munícipe Cosmo Maciel relata que frequenta a unidade para realizar exames, e já presenciou gestantes com dificuldade para subir escadas, em razão do elevador interditado e sem manutenção há dois meses. “Uma pessoa de idade, alguém com problema no joelho, cadeirantes e até mesmo as grávidas têm dificuldade para subir essas escadas. O elevador está interditado há meses e a manutenção até agora não foi feita”, reclama ao reiterar já ter visto casos de pessoas que não conseguiram subir as escadas e os especialistas precisarem descer para dar continuidade aos procedimentos no andar térreo, em uma sala disponível.
Nas redes sociais, pacientes também apontam as más condições das instalações. Exemplo são as paredes de consultórios, que estão mofadas e descascadas, além do teto ter goteiras. “Tenho rinite e é uma bomba estar em um local nestas condições. Penso no que pode causar para as crianças, já que é o prédio todo nessa condição”, relata Maciel, em entrevista ao RD.
Em nota, a Prefeitura de Diadema informa que a UBS Paineiras está incluída no cronograma de reforma e manutenção. O Programa UBS Nota 10, que contempla 10 pontos de melhorias para fortalecer a Atenção Básica, prevê entre elas, melhorias no espaço físico e padronização visual e manutenção preventiva.
Sobre o elevador, para segurança dos profissionais e usuários, a administração informa que o mesmo encontra-se interditado devido quebra de uma peça e “o mesmo deverá passar por conserto assim que a peça estiver disponível”. Por fim, para minimizar o impacto aos usuários, a Prefeitura informa que a UBS oferta aos pacientes gestantes ou com mobilidade reduzida, a possibilidade que o atendimento com o especialista seja feito no andar térreo, bastando apenas que o usuário solicite na recepção.