
Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos pela mordida e/ou lambida de animais infectados. A única forma de prevenir é com a vacinação antirrábica, e no ABC, as cidades mantêm esquemas de vacinação ativos ao longo do ano para proteger os pets.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, a aquisição e distribuição das vacinas é de competência federal, e o Estado apenas redistribui – mensalmente – os imunizantes para as cidades da região.
Em agosto, Diadema oferta a vacina de segunda a quarta-feira, das 9h às 12h, e das 13h às 16h, enquanto durarem os estoques. Já São Caetano tem feito campanhas de vacinação mensalmente. O último evento foi realizado em 30 de julho, com vacinação de 159 pets. Especialmente para agosto, a cidade terá campanha na sexta e no sábado (26 e 27), às 9h, com encerramento às 11h30. O agendamento deve ser feito a partir de 15 de agosto, via telefone (11) 4233-7516.
Devido ao volume reduzido de doses da vacina que Santo André tem recebido atualmente, a administração informa que não é possível realizar campanha de vacinação com postos volantes em larga escala. Apesar disso, não só em agosto, mas durante todo o ano, o munícipe pode comparecer na Gerência de Controle de Zoonoses (rua Igarapava, 239 – Vila Valparaiso), de segunda a sexta, das 9h às 17h, munido de identidade e comprovante de residência, que seu animal receberá a vacina antirrábica e fará o RGA (Registro Geral Animal).
São Bernardo, Mauá e Ribeirão Pires também utilizam as vacinas recebidas para imunização de rotina. A aplicação da vacina para cães e gatos em São Bernardo ocorre por agendamento, de segunda e quarta-feira, das 9h às 16h, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), pelo telefone 4365-3349; em Mauá basta para agendar horário via telefone 4544-1240 e Ribeirão Pires através do número 4824-3748 ou no CCZ da cidade.
Importância da vacinação
Em entrevista ao RD, o veterinário Jefferson Vilela, responsável técnico pela Clínica Zambicão, alerta que a recomendação é vacinar os animais domésticos uma vez por ano contra a doença. A imunização antirrábica é obrigatória para cães e gatos e pode ser aplicada a partir dos três meses de vida ou de acordo com a recomendação do veterinário responsável. “Caso seu pet esteja doente é contraindicado a vacinação”, diz.
Há alguns casos de efeitos colaterais após a aplicação do imunizante, que podem incluir: salivação excessiva, apatia, sonolência e inchaço no local de aplicação. Vilela relata que apesar de muitos donos de pet terem medo de vacinar seu pet, não há risco algum. “Muita gente tem medo de vacinar o animal, principalmente se ele for idoso, mas não há nenhum problema. A vacina protege seu bichinho e você”, diz.
Para garantir que o pet esteja protegido, a orientação é manter o cartão de vacina do animal atualizado. Animais de grande porte ou que apresentem comportamento mais agressivo precisam estar com focinheira. Para os gatos é orientado que o tutor traga o animal em caixa de transporte para evitar fugas e acidentes. Indica-se também evitar o banho dos animais por três dias após a vacinação.
Serviço
Diadema
Local: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Diadema, durante todo o mês
Endereço: rua Ipoá, 131 – Jardim Yamberê – Inamar
Agenda de agosto: segunda a quarta feira, de 9h às 12h e 13h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio
Mais informações: 0800 77 10 963
São Caetano
Data: 26/8 (sexta-feira) e 27/8 (sábado)
Horário: 9h às 11h30
Local: 26/8 no Parque Catarina Scarparo D’Agostini (Chiquinho), na rua Serafim Carlos, 414, em frente ao castramóvel.
27/8 no Centro Integrado de Vigilância a Saúde, na rua Justino Paixão, 141
O agendamento deve será feito a partir do dia 15 de agosto no telefone (11) 42337516
Santo André
Vacinação durante todo o ano
Local: rua Igarapava, 239,
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 17h
São Bernardo
Vacinação durante todo o ano
Local: avenida Dr. Rudge Ramos, 1740, Rudge Ramos
Horário: de segunda e quarta-feira, das 9h às 16h
Mauá
Vacinação durante todo o ano
Local: rua das Camélias, 248, Sertãozinho
Telefone para agendamento: 4544 – 1240
Ribeirão Pires
Vacinação durante todo o ano
Local: rua Catarina Rios Giachelo, 185
Telefone: 4824-3748