RDtv/reprise – Burnout: especialistas orientam sobre causas e sintomas

Rotina atarefada, sobrecarga no trabalho e esgotamento mental são algumas das questões debatidas entre profissionais da saúde mental que têm se preocupado com o recorrente crescimento de diagnósticos da Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Em entrevista ao RDtv, profissionais da área alertam para as principais causas e sintomas da doença.

O sócio-instituidor da FormareTech, Marcos Aurélio de Araújo, explica que um dos principais motivos que levou ao crescimento no número de diagnósticos foi a pandemia da covid-19. “Diria que a tecnologia invadiu os espaços com o chamado home office e fez com que as pessoas aumentassem o tempo de trabalho por um período muito maior do que o habitual”, explica.

Newsletter RD

Rebeca Daneluci e Marcos Aurélio de Araújo alertam para as principais causas e sintomas da doença

A gestora do curso de Psicologia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Rebeca Daneluci, define o esgotamento no trabalho como “novas psicopatologias”. De acordo com a profissional, é possível identificar a sobrecarga quando as pessoas muitas vezes, ao invés de pensar no trabalho como local de autorrealização, criam defesas para se proteger do que pode vir dele. “Então vamos tendo um esvaziamento da questão da subjetividade desse trabalhador”, explica ao frisar que é como entrar em um modo “automático” onde o trabalhador apenas “faz e não pensa”.

Leia mais: https://rd.abc.br/3133653

Veja no Facebook: https://fb.watch/eB5qaK6Yo9/

Veja no YouTube: https://youtu.be/Yll6nDbaL1g

Confira outras notícias 👇🏼
www.reporterdiario.com.br

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes