CNI: Produtividade do trabalho na indústria cai pelo sexto trimestre consecutivo

A produtividade do trabalho na indústria de transformação brasileira caiu 1,5% no primeiro trimestre do ano, na comparação com o último trimestre de 2021, na série livre de efeitos sazonais. O dado consta de estudo divulgado nesta sexta-feira (29/7), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e este é o sexto trimestre consecutivo de queda do indicador, que atingiu o nível mais baixo da série desde o terceiro trimestre de 2012.

A produtividade do trabalho na indústria é medida como o volume produzido dividido pelas horas trabalhadas na produção. No período, as horas trabalhadas cresceram 2,2% acima do aumento registrado pelo volume produzido, que foi de 0,8%, na comparação com os últimos três meses de 2021.

Newsletter RD

“A queda da produtividade no primeiro trimestre refletiu um crescimento das horas trabalhadas na produção acima do crescimento apresentado pela produção. Então, a produção não está acompanhando a recuperação que o mercado de trabalho vem apresentando”, afirma a gerente de Política Industrial da CNI, Samantha Cunha. Ela explica que esse movimento tem a ver, principalmente, com o problema das cadeias produtivas e das interrupções que ocorrem na produção em razão do alto custo e da falta de insumos e matérias-primas.

“As economias estão se recuperando dos efeitos da pandemia e agora sofreram os impactos da guerra da Rússia com Ucrânia. Desde o início da pandemia, em 2020, o principal problema da indústria tem sido a falta de insumos e matérias-primas e o alto custo desses insumos”, acrescenta Samantha.

A perda acumulada de produtividade chega a 10% na comparação com o terceiro trimestre de 2020, última alta registrada pelo indicador, segundo a CNI. Essa queda se deve, segundo o estudo, a efeitos conjunturais, também vistos no indicador de produtividade global do trabalho.

Guerra

O estudo da CNI destaca que os impactos da guerra Rússia e Ucrânia intensificam as restrições de insumos para produção, afetando diversas cadeias produtivas, como de alimentos, eletrônica e automobilística, seja pelo desabastecimento ou aumento do custo de insumos. “Soma-se a isso os recentes lockdowns nos principais centros de manufatura e comércio na China, que tendem a agravar as interrupções de fornecimento nas cadeias produtivas”, destaca o documento.

A CNI aponta que, no Brasil, a preocupação com obtenção e custo de matéria-prima ganhou destaque na indústria a partir do segundo trimestre de 2020, diante dos efeitos da pandemia de covid-19. Em maio de 2022, mais de 40% das empresas industriais perceberam impactos negativos da guerra da Rússia e Ucrânia.

A expectativa da indústria é que a produtividade do trabalho na manufatura siga em queda ou fique estagnada enquanto persistirem os efeitos da pandemia e da guerra. “A produtividade do trabalho deve retornar ao patamar pré-pandemia passados esses efeitos da covid e da guerra e retornar para patamar de baixo crescimento que já vinha apresentando antes da pandemia. Para que ela consiga crescer a taxas mais altas e de forma sustentada, a gente precisa superar as ineficiências que prejudicam o investimento”, prevê Samantha.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes