
O coronel Nivaldo Restivo, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), visitou nesta segunda-feira (25) o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mauá, região pertencente à Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro).
No CDP, o Secretário fez inspeção das obras de ampliação da unidade prisional, iniciadas em fevereiro de 2022 e com investimento de R$4.393.525,58, que devem comportar ala para presos em regime semiaberto e cozinha industrial.
Os novos espaços devem entrar em funcionamento de modo gradual a partir de abril de 2023. Quando estiver em plena capacidade, a ala poderá comportar até 72 custodiados.
Respeitando suas particularidades arquitetônicas, a área de semiaberto deve oferecer espaço habitacional, área específica para o banho de sol e convívio. O projeto também contempla sistema de rampas e banheiros de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida.
Instalada na nova ala, a cozinha industrial permitirá a autogestão da alimentação que será oferecida aos reclusos e funcionários das unidades prisionais de Mauá e Vila Independência. Com a conclusão das obras, o centro de detenção provisória terá capacidade de produzir 8.250 refeições por dia (desjejum, almoço e jantar) para aproximadamente 2.750 pessoas.