Produção de veículos cai 1,1% na passagem de maio para junho, diz Anfavea

Apesar das paradas forçadas por falta de peças, principalmente componentes eletrônicos, a produção de veículos caiu apenas 1,1% em junho contra maio, somando 203,6 mil unidades. Na comparação com o mesmo mês de 2021, quando os problemas de abastecimento começavam a se intensificar, houve crescimento de 21,5% no total de veículos montados no País.

O resultado, que engloba carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, foi divulgado nesta sexta-feira (08/7) pela Anfavea, a associação que representa as montadoras instaladas no Brasil.

Newsletter RD

Com os “lockdowns” na China e a guerra na Ucrânia ampliando os desarranjos nas cadeias de produção, fábricas das três maiores montadoras do País – Fiat, Volkswagen e General Motors (GM) – tiveram que parar por dias ou semanas durante junho. Apesar disso, o resultado da indústria no mês passado mostra um maior ritmo de produção, já que junho teve um dia útil a menos do que maio.

O primeiro semestre terminou com 1,09 milhão de veículos montados desde o primeiro dia do ano, o que corresponde a uma queda de 5% frente aos seis primeiros meses de 2021.

Vendas

Após a reação nos dois meses anteriores, o mercado automotivo deu sinais de acomodação em junho, quando as vendas de veículos novos caíram 4,8% na comparação com maio. Frente a igual período do ano passado, a queda foi de 2,4%.

Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 178,1 mil unidades foram vendidas no mês passado, segundo balanço divulgado pela Anfavea. O primeiro semestre terminou, assim, com 918 mil veículos entregues, 14,5% a menos do que nos seis primeiros meses de 2021.

Junho mostrou ritmo diário de vendas parecido com o de maio, o melhor mês do ano, mas com um dia a menos de emplacamentos, o que explica a diferença negativa. Na prática, o mercado ficou estagnado de um mês para o outro.

Exportações

As montadoras embarcaram 47,3 mil veículos a mercados internacionais no mês passado, volume que corresponde um crescimento de 41,2% na comparação com junho de 2021. Frente a maio, as exportações subiram 2,7%, segundo balanço divulgado hoje pela Anfavea.

Com o resultado, as exportações de veículos, que têm na Argentina o principal destino, terminaram o primeiro semestre totalizando 246,3 mil veículos desde o início do ano, com alta de 23% em relação aos seis primeiros meses do ano passado.

O levantamento da Anfavea mostra ainda que o setor abriu 705 vagas de trabalho em junho, encerrando o mês com 102,5 mil pessoas empregadas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes