
Pacientes que frequentam a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Moysés Fucs, na Vila Claudio, em Santo André, reclamam de um elevador que está interditado há meses na instituição. Por conta disso, quem tem necessidades especiais precisa se lomover até a entrada do estacionamento para evitar a escada, acontece que o local não é seguro.
Eliel Queiroz, morador do bairro Utinga, conta que compareceu na UBS semana passada para tomar a vacina contra a Covid-19. No local, se deparou com um aviso que o elevador estava interditado.
Em conversa com as pessoas que estavam na unidade, descobriu que o equipamento está nestas condições há meses. “Todos reclamaram que o elevador está interditado há meses e que os dois lances de escadas são perigosos para os idosos”, conta. “Esse descaso é uma afronta à toda legislação de acessibilidade e ao Estatuto do Idoso”, salienta.
Idosos e mães de colo que também frequentam a UBS contam que para evitar os lances de escada, precisam se locomover até a entrada do estacionamento, local perigoso e sem segurança.
Os pacientes frisam que já realizaram reclamações, mas nada foi feito sobre o caso.
Em nota, a Secretaria de Sáude de Santo André informa que a UBS Dr. Moysés Fucs está contemplada pelo programa QualiSaúde e será uma das próximas a passar por completa modernização e informatização, incluindo acessibilidade. Por enquanto, os munícipes com dificuldade de locomoção podem acessar a unidade pelo estacionamento, sem a necessidade de passar pelas escadas. Será disponibilizado também cadeiras de rodas. Além disso, toda a unidade está sinalizada com orientação a respeito do uso deste tipo de locomoção para facilitar o acesso de pacientes e familiares.