Startup mira em meta ousada na logística reversa até 2025

Empenhada no serviço de logística reversa de embalagens e produtos pós consumo, a startup Molécoola anuncia novos investimentos no ABC. A meta agora é que, até 2025, cerca de 2 mil estações de reciclagem já estejam em operação em supermercados, e 5 mil pontos recebam produtos em outras áreas.

Em entrevista ao RDtv, o CEO e fundador da empresa, Rodrigo Jobim Roessler, explica que a intenção é ampliar o serviço para diversos estados do Brasil. “Atualmente temos cerca de 35 estações e estamos predominante na região metropolitana de São Paulo, além do litoral e do interior. Agora queremos expandir ainda mais nosso ramo de atuação”, expõe.

Newsletter RD

Ao ser questionado sobre como são escolhidos os locais para as estações, Jobim revela que o ponto mais importante é o tráfego de pessoas e material, suficientes para sustentar um ponto de arrecadação de reciclados. “Antes da pandemia, eram arrecadadas cerca de 10 toneladas/mês em cada estação, mas depois percebemos diminuição significativa, que ocorre com a separação dos recicláveis nas residências, condomínios ou em coletas seletivas, então operamos com quatro a cinco toneladas”, explica.

A ideia para a startup surgiu em 2017, quando Jobim se deparou com os desafios de educar o consumidor a respeito da reciclagem. “Foi quando eu vi o que poderia ser feito por meio de um simples programa de incentivo”, diz ao lembrar que para fazer parte do programa, basta de cadastrar pelo site molecoola.eco/, juntar materiais reciclados, levá-los a uma das estações e, assim, acumular pontos para trocar por outros produtos.

Durante o processo de criação da startup, Jobim procurou inspiração em países da Europa e da América do Norte, mas os modelos econômicos não se adequavam a realidade no Brasil. “Percebemos rapidamente que apenas com venda dos materiais reciclados não era possível manter a uma operação. Então nos associamos a grandes marcas, como supermercados, fábricas de embalagens, que nos ajudam a oferecer uma recompensa ao consumidor, deixando a proposta ainda mais interessante”, explica.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes