
Reconduzido nesta quarta-feira (22/06) à presidência da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC para os próximos dois anos, Aroaldo Oliveira da Silva, disse que a prioridade deste mandato vai ser fortalecer o Pacto pela Indústria do ABC, firmado durante o Fórum da Indústria do ABC realizado em junho e que ele mesmo considerou a melhor materialização do trabalho realizado ao longo do seu primeiro período à frente da agência. Silva representa o movimento sindical, ele é secretário executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e presidente da IndustriaAll. O diretor da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Evenson Dotto, será o vice-presidente.
Aroaldo assumiu a Agência de Desenvolvimento no ano passado, na metade do mandato, quando o ex-prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania), decidiu deixar a agência. Na sua primeira gestão, o sindicalista procurou aproximar os setores da economia da região com foco na inovação, para fortalecer a indústria. “Nosso objetivo foi reconectar os parceiros da região quanto à inovação, novas economias e até para fomentar o turismo regional. Nesse período dialogamos muito com as universidades para consolidar esse ecossistema de inovação e fizemos o Fórum da Indústria, onde todo mundo convergiu para o desenvolvimento da economia da região; conseguimos trazer as empresas de tecnologia e também abrimos a conversa com o poder público, como as prefeituras e o governo do Estado”, diz o sindicalista ao fazer o balanço do primeiro período como presidente da agência.
Como missão para os próximos dois anos, Aroaldo quer consolidar o Pacto pela Indústria do ABC. “Precisamos consolidar o pacto, fortalecer esse ecossistema de inovação trazendo novas empresas e estimular a economia solidária e a economia criativa, ou seja, atuando sempre nos eixos de inovação com sustentabilidade. Queremos dar um salto de qualidade para a economia do ABC. O nosso sentimento é de arregaçar as mangas, porque ainda há muito o que se fazer, já se trabalhou muito até agora e esse trabalho tem que continuar”, concluiu.
Para Evenson Dotto, entidade tem grande relevância para o ABC. “Pela Associação Comercial, somos fundadores da agência e nunca deixamos de participar das discussões. A agência é uma das únicas entidades que sobreviveram daquelas criadas na década 1990, isso mostra a importância que ela tem. O nosso maior desafio é tirar o planejamento do papel para melhorar a nossa região”, declarou.