Em junho, a Fábrica de Cultura de Diadema promove programação cultural voltada à diversidade e cultura de tradições. No dia 11, será realizado o Arriá Tradição, a partir das 14h, com apresentação da banda Régia, que apresenta o espetáculo as rainhas do forró. A atividade é gratuita e o uso de máscaras de proteção é obrigatório.
O evento acontece na sede da Fábrica, localizada na rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, região central da cidade. Na programação do festejo, tem workshop de dança “Forrozão Junino”, ministrado por Mauro Oliveira, e a intervenção junina com a Cia. da Chinela, que traz diversas brincadeiras típicas desse festejo tradicional, com a trilha sonora de Luiz Land, do coletivo 217. “teremos brinquedos, algodão doce, pipocas, tudo o que a criança gosta. É uma festa tradicional e popular brasileira. Todos os eventos e atividades da Fábrica são gratuitos e abertos a toda comunidade da região”, afirma Charlene Silva Balogun, analista de Articulação e Difusão Jr. da Fábrica de Cultura Diadema.
No dia 26 de junho, o local recebe o evento ‘Noite Mil Estrela’, que conta com a participação da DJ ALine Vargas, além do show de Alberto Chagas e da cantora Paula Lima. “Nos dois eventos, aconselhamos chegar com 1 hora de antecedência para garantir a entrada. A distribuição dos ingressos é feita por ordem de chagada”, orienta.
A programação seguirá protocolos de segurança em combate à covid-19. O uso de máscaras de proteção será obrigatório, principalmente em locais fechados, como o teatro da Fábrica de Cultura. “Para este momento, com o aumento dos casos de covid, nós retomamos o uso para garantir a segurança e o conforto dos participantes”, diz Charlene.
Além da programação cultural, a Fábrica de Cultura de Diadema conta com mais de 30 cursos, como fotografia, cinema, dança, música, teatro, programação de games, entre outros. “Aqui é um local de experimentos que a pessoa leva para a vida toda. Temos aproximadamente cerca de 15 alunos em cada curso, que saem com suas vidas tranformadas. Os cursos mais procurados são os de violão e programação de games”, conta.
Em julho serão abertas novas vagas para quem se interessar em participar dos cursos e oficinas realizadas pela Fábrica. Toda a programação de eventos está disponível no site fabricasdecultura.org.br.