Virada Cultural: Polícia apreende quase 50 celulares após arrastões; 7 são presos

Após registros de arrastões na Virada Cultural, a Polícia Civil de São Paulo realizou na noite deste domingo, 29, uma ação na Rua dos Guaianases, região central, e apreendeu 46 celulares que podem ter sido roubados durante o evento. Foram realizadas ainda sete prisões: seis em flagrante e uma de um procurado pela Justiça. Três menores suspeitos de participar dos crimes também foram apreendidos.

Conforme a polícia, a Rua dos Guaianases foi o local escolhido para a ação, que contou com cerca de 50 agentes, porque o GPS de alguns dos celulares roubados indicavam que os aparelhos estariam nas proximidades. Como mostrou o Estadão, a Virada Cultural foi palco de roubos e furtos – principalmente no Vale do Anhangabaú, que contou com algumas das principais atrações do evento, como os shows de Vitor Kley e Luísa Sonza.

Newsletter RD

“A festa foi muito bonita, mas aqui no Vale Anhangabaú foi o local da região central onde houve a maior incidência dos crimes, mesmo com revista na entrada”, disse o delegado Roberto Monteiro, da 1ª Seccional Centro. Segundo ele, por conta das revistas e da organização, os furtos e arrastões registrados na noite tiveram um perfil específico e não foram marcados por ações mais violentas, como esfaqueamentos.

“Qual foi a tática usada? Os criminosos entravam sem nada, sem faca, sem celular, sem objetos. Mas usavam a força física para derrubar e roubar as pessoas”, explicou o delegado. A reportagem do Estadão flagrou que, para além dos roubos e furtos, alguns dos shows da Virada também foram marcados por brigas e tumulto.

Com o registro dos boletins de ocorrência, grande parte por furto de celulares, cerca de 50 agentes da Polícia Civil foram até a Rua dos Guaianases na noite deste domingo com o objetivo de identificar integrantes da quadrilha. Conforme Monteiro, 40 suspeitos foram detidos no local. Deles, 30 foram liberados após serem ouvidos pela polícia.

Seis pessoas foram presas em flagrante e três menores seguiram apreendidos. “No caso daqueles celulares que foram já identificados como roubados, já foi feita a prisão em flagrante da pessoa que estava com ele”, disse o delegado. Um homem já procurado pela Justiça também foi preso.

No último dia 4, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) lançou a Operação Sufoco, para coibir a alta de roubos e furtos no Estado. Naquele mesmo dia, foi realizada pela 1ª Delegacia Seccional Centro uma operação também na Rua dos Guaianases. Na ocasião, os focos foram locais que estariam sendo usados para receptação de celulares roubados, como pequenos hotéis, pousadas e lojas de aparelhos eletrônicos na região.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes