A falta de iluminação na rua Major Cardim (a partir da rua Secondino Eiras até a altura do nº 2000) tem deixado o trecho inseguro a moradores, pedestres e motoristas. A escuridão, somada a falta de calçadas no trecho, faz com que pedestres dividam a via com carros, motos e caminhões. O morador Rafael Lui do Espírito Santo, da Vila Suíssa, reclama pela falta de manutenção no local.
Segundo Lui, a falta de iluminação teve início dia 26 de maio. “Antes, o trecho já era mal iluminado por conta das lâmpadas amarelas utilizadas no trecho. Isso aliás, já deveria ter sido mudado por lâmpadas de LED, para melhorar a qualidade da iluminação e economizar. Estamos em tempos de pandemia e temos que fazer economia, moradores, empresas e poder público”, afirma o morador.
A escuridão traz a sensação de insegurança aos pedestres, que ainda são obrigados a andar pela via, por conta da falta de calçadas. “Eu passo por este trecho todas as noites ao voltar do trabalho. Além da falta de luz, há um trecho longo sem estrutura de calçada. Dificulta muito a passagem”, conta.
O morador fez a reclamação também em um grupo do Facebook que reúne munícipes e, por meio de vídeo, aponta que a má iluminação está no trajeto a um dos principais pontos turísticos da cidade, o Parque Oriental. “A gente chama a atenção para esse problema, porque além de ser ruim aos moradores, é também aos visitantes. Está sendo feita melhoria no asfalto e feita a capinação recentemente, mas ainda há esses problemas a serem resolvidos. Eu quero melhor para o bairro”, afirma.
Procurada, a Prefeitura não retornou aos questionamentos sobre manutenção da iluminação no local.