
Moradores do bairro Vila Pires, em Santo André, denunciam os roubos constantes de cabos de energia elétrica na região. A reclamação é que o problema já ocorreu, pelo menos, quatro vezes neste ano, e segue sem solução. A principal queixa de quem vive no bairro é em relação à segurança, em razão da escuridão.
Nas redes sociais, a moradora Marcia Brombim relata que se tornou “comum” conviver sem energia elétrica no bairro. “Fui levar minha sogra até a casa dela e a rua toda estava sem luz”, disse. A escuridão ocorreu em razão de um roubo recente dos fios do poste de eletricidade na região. “Eles roubam praticamente todos os fios do poste e, infelizmente, demora muito para que a energia retorne”, salienta a moradora.
Procurada, a Enel – concessionária de energia elétrica da região – informa que monitora o furto de cabos por meio de ações preventivas e rondas de segurança. A distribuidora alega, ainda, ter reforçado ações nas áreas mais críticas. “Além do sensoriamento dos ativos para controle remoto, a companhia está desenvolvendo soluções com materiais alternativos ao ferro como, concreto pré-moldado e material polimérico”, afirma a distribuidora.
Quase 30 km de furto
De acordo com a distribuidora de energia elétrica, em 2021, somente na rede subterrânea, foram furtados 28,7km de cabos de energia elétrica na área de concessão da Enel, número superior aos 14,4km registrados em 2020. No primeiro trimestre deste ano, foram 60 ocorrências, com aproximadamente 9km de cabos furtados.
O maior problema são roubos de peças de ferragens de torres de transmissão, que além de comprometer a estabilidade da estrutura, em alguns casos impactam também no tempo para o restabelecimento do fornecimento em ocorrências. Em 2021, foram registradas mais de 7,6 mil ocorrências, cerca de 170% superior ao verificado em 2020. Os números do primeiro trimestre deste ano já somam cerca de 2.760 ocorrências.
A concessionária reforça que o furto de cabos é crime com pena de reclusão. Essa prática oferece risco à vida da própria pessoa, prejudica as instalações e equipamentos de distribuição de energia e impacta diretamente o fornecimento de energia para todos os clientes, incluindo hospitais, escolas, grandes empresas e comércio.
Denúncia
Caso o consumidor presencie uma ação de furto de cabos, pode denunciar, de forma anônima, por meio dos canais de atendimento da distribuidora: aplicativo Enel SP, disponível gratuitamente para iOS (apple.co/2VpYh8q) e Android (bit.ly/2VmOsIj), do WhatsApp Elena (2199601-9608) e do Call Center (0800 72 72 120 – atendimento comercial – e 0800 72 72 196 – atendimento emergencial).