
A pauta sobre a implantação de um hospital veterinário na região volta em diversos momentos. A última movimentação foi do deputado estadual Thiago Auricchio (PL) que quer emplacar este investimento no orçamento estadual de 2023. Enquanto isso, Santo André e São Caetano avançam na entrega de equipamentos para cuidar dos animais. São Bernardo segue com o chamamento público interrompido.
No caso de São Caetano, o investimento é feito em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano). O equipamento localizado na rua Pernambuco, na região central, tem entrega prevista para setembro deste ano. Tanto as intervenções quanto os equipamentos e materiais que serão utilizados no local serão de responsabilidade da Universidade.
“O HVU (Hospital Veterinário Universitário) terá capacidade de atendimento clínico e cirúrgico de pequenos e grandes animais e pets não convencionais, além de exames de imagem como radiografias e ultrassonografias, exames laboratoriais e procedimentos ambulatoriais. Os atendimentos e cirurgias serão agendados para atender melhor a população”, informa a USCS. O equipamento terá ligação direta com o curso de medicina veterinária.
Em Santo André, a obras do Hospital Veterinário Municipal começaram em fevereiro e seguem normalmente. A previsão de entrega é para fevereiro do ano que vem. Serão 700 metros quadrados de área construída na rua Juquiá, no bairro Paraíso. O investimento é de R$ 2,8 milhões.
A ideia da Prefeitura andreense é atender animais de pequeno e médio porte que são cuidados por pessoas de baixa renda ou que foram vítimas de maus tratos. Contará com duas salas cirúrgicas, quatro consultórios, salas de pré e pós-cirurgia, alas de internação de observação.
Outro município da região que chegou a informar a implantação de um Hospital Veterinário foi São Bernardo. A princípio a sede do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), no bairro Rudge Ramos, receberia o equipamento. Um chamamento público foi realizado para a contratação de uma organização que cuide do local.
Em 2021, o chamamento foi retirado em decorrência da pandemia do Covid-19, pois não havia a possibilidade de atendimento por causa das medidas de distanciamento existentes à época. Questionada pela reportagem, a Prefeitura informou que a paralisação do processo ainda segue, mas que o CCZ conta com equipe própria para a realização de castrações, além da existência do Castramóvel na cidade.
Estadual
Thiago Auricchio (PL) anunciou nesta semana que colocará uma emenda no projeto de orçamento estadual para o ano que vem em busca deste tipo de investimento no ABC. A ideia é implantar um hospital que funcione 24 horas por dia.
“O ABC pelo que representa no Estado e no Brasil deve oferecer ao seu morador uma unidade gratuita de atendimento veterinário. O número de famílias que possui animais de estimação aumentou e isso demanda uma ampliação dos locais de atendimento especializado voltados para a causa animal”, disse o parlamentar.
O também deputado estadual Márcio da Farmácia (Podemos) emplacou no orçamento estadual deste ano uma emenda para a construção de um Hospital Veterinário em Diadema, porém, até o momento não houve uma oficialização sobre tal ideia.