
A aplicação da 4ª dose contra a covid-19 segue no ABC para quem recebeu a 3ª dose da imunização há pelo menos quatro meses, conforme orientação do Ministério da Saúde. No entanto, até o presente momento, somente 112.878 doses foram aplicadas na região, o que corresponde a 28,2% da população vacinada na região. A imunização ocorre principalmente nas UBSs (unidades básicas de saúde) de cada município, sem necessidade de agendamento.
No momento, o foco da campanha é a população com 60 anos ou mais e, em algumas cidades, pessoas imunocomprometidas graves acima de 18 anos (caso tenham se tornado imunossuprimidos após a 3ª dose devem apresentar laudo, exame ou receita que comprovem a imunossupressão). Para receber a vacina é preciso apresentar documento de identidade com foto e comprovante da terceira dose (D3).
Veja abaixo a programação de cada cidade:
Santo André
A imunização pode ser encontrada em 32 unidades de saúde, sem agendamento, ou nos drives do Carrefour e da Craisa com agendamento pelo site santoandre.sp.gov.br/agendavacina/agendamento/frmagedefault.aspx.
De acordo com a Prefeitura, até o momento 72.528 pessoas de um público-alvo de 132.329 munícipes já foram vacinadas na cidade.
São Bernardo
São Caetano
Na cidade, a quarta dose está disponível apenas para o público com 60 anos ou mais. Todas as UBSs têm doses disponíveis com livre demanda (não é necessário agendar) e o Drive Thru da Garagem Municipal (avenida Presidente Kennedy, 2.100 – Olímpico) com agendamento pelo site portais.saocaetanodosul.sp.
Questionada a respeito de quantas doses foram aplicadas, a Prefeitura afirmou não possuir o número de vacinados. “Não temos como precisar quantas pessoas tomaram a quarta dose, porque o registro é feito com dose adicional (terceira e quarta doses)”, diz a nota. Entretanto, o público-alvo é de 39.211 pessoas.
Diadema
A vacina está disponível nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Os endereços estão disponíveis em www.diadema.sp.gov.br/
Segundo a Prefeitura, até 18 de maio, 27.406 pessoas receberam a D4. Com o número de doses aplicadas, o município já atingiu coberturas de 56% na população de 80 anos e mais, 59% na população de 70 a 79 anos, e 46% dos residentes de 60 a 69 anos.
Mauá
As imunizações são feitas nas 23 UBSs, de segunda a sexta, das 9h às 16h – as unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 funcionam das 9h às 20h. Não é necessário agendar.
A Prefeitura de Mauá não informou quantos já se vacinaram com a 4ª dose no município. “O Vacivida não separa as doses de reforço para termos esse levantamento específico”, diz a administração.
Ribeirão Pires
No município, a vacina está disponível nas 10 UBSs, das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira. De acordo com a Prefeitura, 10.627 pessoas já foram vacinadas no município, de um público-alvo de aproximadamente 20 mil idosos.
Rio Grande da Serra
Na cidade, apenas idosos a partir de 60 anos recebem a 4ª dose. A imunização pode ser encontrada nas 8 UBS sda cidade, não é necessário agendamento.