
A Diocese de Santo André realiza, nos dias 28 e 29 de maio, a 5ª Feira das Nações, no município. A programação traz atrações gastronômicas e culturais de diversos países, além da Ação de Graças que acontecerá no domingo. O objetivo do festival é mostrar a importância de conhecer e acolher todas as culturas.
A coordenadora da Pastoral do Migrante da Diocese, Vanessa Siribeli, relata que o imigrante precisa se sentir parte do nosso País, pois contribui para a sociedade, tanto cultural quanto financeiramente. “O imigrante é uma pessoa feliz e alegre. É um povo que busca vida em outro país. Temos o dever de proteger, acolher e integrar”, diz.
A última edição da Feira aconteceu em 2019, antes da pandemia. O evento contou com 19 barracas de diversas nacionalidades, pratos típicos, música e danças ao vivo. Este ano, o evento segue nos mesmos moldes, com grande expectativa de público.
Novidades
A 5ª edição traz, ainda, envolvimento das Paróquias de São Bernardo e Ribeirão Pires que, para somar a festa, adotaram um país que trará a culinária e cultura local. Dentre as 19 barracas, estão Argentina, Chile, Costa do Marfim, Espanha, Haiti, Itália, Japão, México, Paraguai, Peru, Portugal, Venezuela, entre outros países. Também haverá um bingo, com o sorteio de iPhone no dia 29 de maio.
O padre Pierre, da Diocese Santo André, conta que atualmente a paróquia atende 300 imigrantes no Centro de Apoio do Migrante, localizado na rua Montevidéu, 71 , bairro Utinga. O espaço serve para aulas de português e informática e os voluntários, além de participarem do evento, auxiliam com a documentação e cadastram famílias que precisam de ajuda com cesta básica.
Pela primeira vez, a festa irá integrar as sete cidades do ABC e contará com ajuda da Prefeitura de Santo André na instalação de uma tenda. “É uma grande mudança. Primeiro porque estamos vencendo a pandemia e segundo porque outras paróquias vão participar e ampliar no ambiente paroquial”, disse o pároco.
A feira irá ocorrer na Igreja Matriz de Santo André, localizada na Praça Presidente Vargas, nº 1, na Vila Assunção. O horário será das 18h às 22h no sábado. Já no domingo, a missa irá ocorrer às 10h30 e a feira acontece das 13h às 22h.
As atrações culturais contam com orquestra de violeiros, Banda Lira e dança paraguaia “Jeroky Paraguay Mi Pasión”. Ao final da missa, será feito um desfile das bandeiras.