
O ex-deputado estadual Arthur do Val (sem partido) teve seu processo de cassação aprovado pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira (17/5). Os 73 parlamentares presentes em plenário votaram contra o ex-colega que ficará com os seus direitos políticos suspensos pelos próximos oito anos. A defesa do youtuber chegou a falar em judicialização do caso.
Entre os 73 votos pela cassação estão os seis do ABC: Carla Morando (PSDB), Coronel Nishikawa (PL), Luiz Fernando Teixeira (PT), Márcio da Farmácia (Podemos), Teonílio Barba (PT) e Thiago Auricchio (PL). Deste grupo, apenas Nishikawa e Thiago votaram pelo sistema, os demais votaram no microfone.
O pedido de cassação prosseguiu em plenário mesmo após a renúncia de Arthur do Val. Os deputados reforçaram às críticas pelas falas misóginas feitas pelo youtuber sobre as mulheres ucranianas para um grupo de WhatsApp. A representação da embaixada da Ucrânia esteve presente durante toda tarde no plenário e acompanhou tanto os trabalhos da sessão ordinária quanto da sessão extraordinária que teve como pauta única o processo de cassação.
