Nacionalistas da Irlanda do Norte conquistam maioria no Parlamento pela 1ª vez

O partido nacionalista irlandês Sinn Fein obteve o maior número de cadeiras na Assembleia da Irlanda do Norte (Parlamento) pela primeira vez em sua história. Com quase todos os votos contados, o Sinn Fein garantiu 27 dos 90 assentos na legislatura. O Partido Democrático Unionista (DUP) obteve 24.

Com esse resultado, o Sinn Fein ganhou o direito de nomear o primeiro-ministro em Belfast pela primeira vez desde a fundação da Irlanda do Norte como um Estado de maioria protestante em 1921.

Newsletter RD

O Sinn Fein aspira à unidade da Irlanda e há muito está ligado ao Exército Republicano Irlandês. Mas o partido optou, nesta campanha, por deixar de lado a unificação para se concentrar em problemas imediatos, como o aumento vertiginoso do custo de vida.

“Hoje começa uma nova era”, disse a vice-presidente do Sinn Fein, Michelle ONeill, antes de saber o resultado final. “Independentemente das origens religiosas, políticas ou sociais, meu compromisso é fazer a política funcionar.”

O partido centrista Alianza, que não se identifica como nacionalista nem sindicalista, recebeu mais apoio e espera-se que seja o outro vencedor da eleição. Até agora, eles têm 10 lugares. Os partidos unionistas dirigem o governo desde que a Irlanda do Norte foi formada como um estado protestante majoritário em 1921.

Embora a vitória do Sinn Fein marque um ponto de virada histórico mostrando o declínio do apoio aos partidos sindicalistas, não está claro o que acontecerá a seguir.

Sob um sistema obrigatório de compartilhamento de poder criado pelo acordo de paz de 1998 que encerrou décadas de conflito entre católicos e protestantes, os cargos de primeiro-ministro e vice-primeiro-ministro são divididos entre o maior partido sindicalista e o maior partido nacionalista. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes