
Com a recente onda de frio, as doenças virais respiratórias voltam a aparecer. É o caso de São Bernardo, que registrou aumento de casos em comparação ao ano passado. De janeiro a abril deste ano, 312.594 atendimentos foram registrados nas nove UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), enquanto no mesmo período de 2021, foram 202.633 atendimentos, alta de 25% no comparativo.
Em Diadema não houve aumento no número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O índice é estável e há uma projeção de queda lenta desde a 10ª semana do ano, tanto nas internações gerais (todas as idades), quanto entre crianças de até nove anos de idade. Já em relação aos diagnósticos, este ano foram registrados 14.375 casos entre janeiro e abril. E em 2021, no mesmo período, foram 24.040 casos.
Vacinação contra a Influenza
Por conta do clima frio, as cidades seguem com imunização contra a influenza na região. Em São Bernardo, 90,9 mil vacinas foram apliacadas até o momento. Já em Diadema, foram aplicadas 33,1 mil doses em idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes e puérperas.
A vacinação está disponível nos postos de saúde de ambas as cidades, sem necessidade de agendamento. A partir de segunda-feira (09/05), a campanha inclui novos grupos prioritários como: trabalhadores da educação, pessoas com deficiência, comorbidades, indígenas e quilombolas.
Sintomas e prevenção
O pneumologista do Hospital São Luiz, Diego Henrique, explica que a síndrome gripal é caracterizada pela coriza, febre, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo e tosse. “É importante lembrar que ela pode ser causada por vários vírus, não só o da gripe”, alerta o profissional.
Sobre o tratamento, o pneumologista frisa que em caso de persistência dos sintomas, um médico deve ser consultado. “Nós tratamos inicialmente os sintomas, com sprays nasais, medicação para febre, pastilhas para dor de garganta, entre outros. A síndrome gripal pode evoluir com gravidade, então é necessário o acompanhamento de um médico caso os sintomas continuem”, ressalta.
A respeito da vacinação contra a Influenza, o médico alerta que é de extrema importância, já que ela reduz a intensidade da doença. “Assim como a prevenção contra a covid-19, é importante se vacinar e manter os cuidados básicos como: não aglomerar, manter a limpeza das mãos, uso de álcool em gel e de máscaras, principalmente em ambientes fechados”, enfatiza.
Até o fechamento da reportagem, as prefeituras de Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não se manifestaram sobre o número de atendimentos.