
A FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e a Rede D’Or de hospitais fecharam uma parceria através da qual a expertise da faculdade no tratamento do câncer de bexiga vai beneficiar os pacientes da rede particular de hospitais. Invertendo a lógica de que, em geral, é o público que se beneficia de parcerias com o privado, a disciplina de urologia vai apresentar os tratamentos que desenvolveu e levaram a uma redução muito grande das fatalidades com o câncer de bexiga e, por outro lado, vai aproveitar equipamentos e laboratórios da rede hospitalar.
O acordo foi assinado esta semana. O reitor do Centro Universitário da FMABC, David Uip, falou sobre a parceria em entrevista ao RDTv desta sexta-feira (29/4). “É um contrato muito interessante de participação dos alunos da Faculdade de Medicina junto aos hospitais da Rede D’Or na região. Estamos caminhando nessa proposta de ampliação, tanto no campo de estágio, como de possibilidade de novas pesquisas, entendemos que esses são objetivos claríssimos, você faz uma melhor saúde quando faz uma cultura qualificada e quando forma pessoas melhores e mais competentes. Temos serviço de urologia que mudou a história do câncer de bexiga no País”, anuncia.
O professor titular de Urologia da FMABC, Sidney Glina, detalhou ao RD que a assinatura do acordo aconteceu esta semana e que ainda não há uma previsão de quando os trabalhos devem ser iniciados, mas há grande expectativa. “Temos um trabalho muito importante na área de tratamento do câncer de bexiga que melhorou muito as taxas de melhora e baixou a taxa de mortalidade e nós vamos levar essa expertise para eles, por outro lado eles têm uma área de tecnológica muito interessante que não temos e nos interessa”, explicou.