
A partir deste sábado (2/4), a Casa do Origami do Parque Oriental recebe a exposição “Meu Super-Herói”, campanha do Instituto PENSI (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil) que chama a atenção para valores como o respeito e a inclusão de pessoas autistas. A ação celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado neste sábado.
A mostra segue em cartaz até o dia 30/04, aos sábados e domingos, das 9h às 16h (Rua Major Cardim, 3.100 – Estância Noblesse), com entrada gratuita e classificação livre.
Além da exposição, a cidade promoveu ações de conscientização na rede municipal de ensino. Na sexta-feira (1º/4), estagiários de pedagogia da rede participaram de formação voltada ao tema. Nas escolas, os alunos participam de atividades pedagógicas para compreenderem a importância da inclusão e do respeito à diversidade.
Para a pedagoga Valquíria Mendes, orientadora da Educação Especializada do município, o fato de ser autista não é impeditivo para o desenvolvimento do aluno, mas demanda estratégias pedagógicas direcionas. “É importante que as pessoas compreendam que a pessoa autista não vive em um mundo a parte, mas sim faz parte de nosso mundo. As crianças têm grande potencial de desenvolvimento, apesar das especificidades.”, explica.
As 33 escolas municipais de Ribeirão Pires atendem 143 estudantes autistas, matriculados do ensino infantil ao fundamental 2. A formação para estagiários de pedagogia foi ministrada por profissionais do serviço de Apoio Psicossocial Escolar – APSE e aborda formas de acolhimento e atendimento dos estudantes.
Na escola municipal Prof. Mabel Cunha, os alunos aprenderam sobre o respeito por meio de tarefas lúdicas, como a pintura de símbolos com as cores que representam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).