
Diadema apresentou o Relatório Anual de Gestão (RAG) 2021 com dados e informações sobre produtividade dos serviços de saúde, metas alcançadas e os desafios enfrentados no primeiro ano de gestão, para o Conselho Municipal de Saúde (CMS) em reunião ordinária. A conclusão foi a de que o cenário de pandemia intensificou a procura pelos serviços de saúde na cidade, movimento que só se estabilizou com o avanço da vacinação no município.
O documento possui mais de 80 páginas e é um instrumento de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) que apresenta elementos fundamentais para o acompanhamento e avaliação das iniciativas indicadas no Plano Municipal de Saúde e na Programação Anual de Saúde.
O cenário pandêmico da covid-19 influenciou o atendimento nos serviços da rede municipal. No primeiro quadrimestre de 2021, o aumento dos casos da doença aumentou a procura pelo atendimento no Hospital Municipal de Diadema (HMD), que registrou 338.304 atendimentos. Com o avanço da vacinação e outras medidas adotadas pela Administração, a procura pelo HMD diminuiu, com registro de 225.013 atendimentos no terceiro quadrimestre e as Unidades Básicas de Saúde, que atendem casos mais leves da covid-19, tiveram mais atividades nos últimos meses do ano passado, passando de 280.755 atendimentos (no primeiro quadrimestre) para 459.149 atendimentos (no último período).
Entre as ações de destaque no ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde elencou a vacinação contra a covid-19, a implantação do Programa UBS Nota 10, com melhorias nas Unidades Nações, Paulina e Centro; do Consultório na Rua, para atendimento de pessoas em situação de rua; além da criação do Ambulatório DiaTrans, voltado para a saúde integral da população de travestis e transexuais de Diadema, e a retomada de atendimentos de odontologia no centro cirúrgico do Quarteirão da Saúde.
Já os desafios enfrentados pela equipe que assumiu em 2021 foram contratos vencidos, o que dificultou dar prosseguimento às ações de rotina da Secretaria, menor quantidade de recursos financeiros, servidores afastados, desabastecimento de medicamentos e insumos e convênios que precisavam ser encerrados.
O documento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e está disponível em diadema.sp.gov.br/