
No fim de semana, dias 19 e 20/3, mais 260 famílias foram contempladas com o programa de regularização fundiária A Casa é Minha, da Prefeitura de São Bernardo. As escrituras foram entregues aos moradores do bairro Divineia/Pantanal.
Depois de décadas de espera, a dona de casa Aparecida Costa ficou emocionada ao receber a escritura. “É um sentimento difícil de descrever, por anos perdemos a esperança de que este momento fosse chegar. Hoje vou dormir tranquila de saber que meus filhos têm um teto para morar e que, finalmente, posso chamar de meu”, declara.
Para garantir a segurança jurídica da posse do imóvel, a Administração investiu cerca de R$ 1 mil por escritura, sem custos aos moradores. Além disso, os beneficiados têm garantido o acesso ao mercado formal de crédito e podem até comercializar suas casas ou transferi-las para os herdeiros, entre outros benefícios.
Recentemente, novas residências também foram entregues aos moradores do Divineia/Pantanal. As moradias beneficiam famílias removidas de áreas de risco da cidade. O local também ganhou infraestrutura completa, com rede de drenagem, água, esgoto e pavimentação, além de regularização fundiária. As melhorias abrangem quatro assentamentos precários na região: Sítio Bom Jesus, Alvarenga Peixoto, Divineia/Pantanal e Jardim Ipê, num benefício a 1.926 famílias mediante investimento de R$ 16,9 milhões.