
O outono começa neste domingo (20/3), às 12h33 e vai até 21 de junho no País. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a nova estação é de chuvas abaixo da média nos próximos três meses. A partir de maio, também há a possibilidade da entrada de massas de ar frio que poderão derrubar a temperatura em localidades de maior altitude.
Marta Angela Marcondes, bióloga e professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), afirma que durante o outono há uma menor incidência de luz natural e chuvas.
A estação é a continuidade do verão, precedido pela primavera, quando ocorre a florada e a polinização das plantas por animais como insetos e pássaros. Por isso, durante o outono, as flores dão lugar aos frutos. A estação é conhecida pela queda das folhas, que se dá pela inteligência natural das plantas, que “descartam” as folhas, ao direcionar sua energia para os frutos.
A estação se destaca pela colheita de frutos, responsáveis pela alimentação dos seres humanos e animais. Porém, Marta ressalta que esse processo não tem ocorrido de forma natural, uma vez que algumas frutas são consumidas o ano todo, por interferência do cultivo artificial através de estufas. “Perdemos o ritmo natural e temos afetado diretamente o ritmo planetário. O ideal é respeitarmos o ciclo e consumirmos o que tem de alimento naquele período, se fizéssemos isso, nós também teríamos uma alimentação de acordo com as estações do ano”, ressalta a bióloga.