
Quem tem valores em contas bancárias antigas ou cujo titular já faleceu, vai ter que esperar mais um pouco até que o Banco Central informe quais serão as regras para sacar o dinheiro através do SRV (Sistema de Valores a Receber). Ainda não há uma orientação sobre como herdeiros ou tutores vão receber os valores deixados em contas pelos titulares.
“O Banco Central divulgará, em breve, informações sobre procedimentos adicionais a serem adotados por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado)”, informou o banco, em nota enviada ao RD.
O BC estimou a devolução de R$ 8 bilhões, mas não informou o valor médio. “Há muita variação entre os recursos e o valor médio não agrega informação relevante”, justificou o BC.
O cidadão deve acessar exclusivamente o site valoresareceber.bcb.gov.br para informações e para solicitar o resgate. Primeiro é solicitado o CPF, ou CNPJ (no caso de pessoa jurídica) e a data de nascimento. O sistema informa se há ou não valores. Para acessar o SVR será necessário login Gov.br nível prata ou ouro que possuem elevado nível de segurança e proteção contra cadastramento indevido por terceiros.
O BC alerta para golpes que podem ser cometidos usando o SVR. “O Banco Central alerta que não envia e-mails nem links. Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Além disso, o cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. Caso já tenha sido vítima de golpe, o cidadão deve procurar a polícia e registrar um Boletim de Ocorrência”, orienta o banco.