O ABC sofreu com o temporal deste domingo (6/3), que trouxe transtornos aos moradores, como quedas de árvores e alagamentos em toda região. A situação pode se repetir durante a semana, por conta das altas temperaturas e umidade do ar. E as Defesas Civis da região seguem em alerta para atender a população.
Em Diadema, a Defesa Civil monitora áreas de risco (não informou os locais) e realiza a orientação da comunidade sobre como proceder em caso de percepção de anomalias. O Nupdec (Núcleo de Proteção e Defesa Civil), segue com treinamento de voluntários nas comunidades. A equipe é formada por 12 profissionais, inclusive um engenheiro civil; e conta com oito viaturas, dentre elas um caminhão munck e um auto-bomba.
Em casos de emergências, moradores podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A Defesa Civil da cidade pode ser acionada pelos telefones 4072-9239 ou 0800-7705-559 e pelo e-mail defesa.civil@diadema.sp.gov.br.

Em Santo André, o programa Operação Chuvas de Verão (POCV), realiza planejamento completo de contingência para o período de chuvas, previsto até dia 15 de abril de 2022. O programa traça protocolos para resposta rápida e integrada a emergências causadas por chuvas intensas no território andreense, além da análise de cenários de risco da cidade, com monitoramento constante de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos. Dessa forma, equipes da Defesa Civil, entre outros profissionais da cidade, ficam em alerta para executar ações efetivas de atendimento à população, como limpeza de bairros e viário. Moradores podem acionar atendimento pelo telefone 199.
Neste domingo, em menos de uma hora, a cidade registrou 93mm de água acumulada. Os bairros mais atingidos pelos alagamentos foram a Vila Palmares, Núcleo Tamarutaca, Jardim Bom Pastor, Vila Pires, Vila América, Santa Teresinha e região central. Cerca de 45% das ocorrências de queda de árvores registradas no ABC, se concentraram em Santo André, um total de 36 atendimentos.
Em Rio Grande da Serra, após a ocorrência de cinco quedas de árvores neste domingo, a Defesa Civil da cidade monitora outras três árvores que podem causar acidentes, em caso de novo temporal. A cidade oferece dois canais de atendimento pelos telefones 199 ou (11) 4821-8101.
Já em Ribeirão Pires, o trabalho de atendimento das ocorrências relacionadas às chuvas é realizado pela Defesa Civil, com apoio das equipes de manutenção e zeladoria, para limpeza e liberação de vias afetadas por queda de galhos e árvores. Neste domingo, a cidade concentrou 37% das ocorrências de queda de árvore no ABC, foram 30 atendimentos. Também houveram diversos pontos de alagamentos nos bairros Barro Branco, Quarta Divisão, Ponte Seca e na Avenida Francisco Monteiro. Em nota, a Prefeitura informa que um motorista chegou a ficar isolado e foi atendido rapidamente, mas não informou em qual região aconteceu o incidente.
Volume de água
São Bernardo aguardava cerca de 10mm de chuva ao longo do dia, mas recebeu 60mm de água durante o temporal, cerca de 83% a mais do volume esperado. A cidade registrou cinco pontos de alagamentos na região central e duas ocorrências de quedas de árvores no bairro Baeta Neves.
O atendimento da Defesa Civil da cidade é feito 24h, todos os dias, e moradores podem acionar o serviço pelo telefone 199.
Em São Caetano, o volume de água das chuvas chegou a 20mm, cerca de 60% a mais do volume esperado para o dia todo. A cidade registrou 7 atendimentos de quedas de árvores, no Jardim São Caetano, por conta dos fortes ventos. Houve um ponto de alagamento no bairro Mauá, divisa com Santo André.
Mauá não informou o número de ocorrências até o fechamento desta matéria.