O Primeiro de Maio Futebol Clube, localizado na região central de Santo André, reelegeu a diretoria executiva, neste dia 20/2. O presidente Maurício Menezes, sócio do clube há 30 anos, garantiu a reeleição e anunciou, em entrevista ao RDtv, nesta quinta-feira (23/2), o planejamento de melhorias estruturais e retomada do calendário de eventos, entre outras ações da nova gestão.

Dentre as mudanças estruturais, Menezes afirma que até junho deste ano, o clube receberá nova quadra de Beach Tennis, localizada próximo ao prédio da quadra poliesportiva. Serão investidos cerca de R$ 30 mil e, diante da demanda, o Primeiro de Maio já estuda a necessidade de construir uma segunda quadra. “Esse é um pedido antigo dos associados. Trabalhamos o projeto desde 2016, e os conselhos deliberativo e fiscal aprovaram. A ação já está em andamento e logo a quadra estará disponível para uso”, diz ao lembrar que atualmente o clube possui cerca de 2,6 mil associados.
O presidente do clube ainda informa que há estudos a longo prazo para construção de um estacionamento destinado aos associados, bem como implantação de sistema de informatização nos setores de RH e contabilidade, para minimizar o uso de papel e digitalizar as informações. “Temos uma preocupação muito grande com a segurança e sigilo das informações dos associados. Implantaremos em março um projeto piloto, em que a entrada será feita por reconhecimento facial”, ressalta.
Junto à Prefeitura, o clube entra nas ações esportivas do município, que conquistou a premiação máxima como Cidade Sul-Americana do Esporte 2022, concedida pela federação europeia Aces Europe. “Quero projetar o clube para fora da cidade, essa parceria será uma ações que colaboram para essa projeção e para a captação de patrocinadores”, explica Menezes.
Retomada dos eventos
Os eventos musicais são tracionais no clube. E para 2022, Menezes garante que serão retomadas as atividades do calendário oficial de eventos do Primeiro de Maio, que conta com festa junina, realizada sempre em junho, aniversário do clube e festa de encerramento do ano. O Carnaval também faz parte da agenda de festejos, mas neste ano, por conta do aumento de casos pela variante ômicron, o evento foi suspenso. “A nossa festa junina reúne cerca de 600 pessoas às sextas-feiras, sábados e domingos do mês de junho, e é aberta à população. É o momento em que os não associados podem conhecer o clube e se interessar em ingressar”, afirma o presidente.
A meta é que até o fim do novo mandato, com duração de três anos, o clube chegue a marca dos 3 mil sócios. “Durante a pandemia perdemos cerca de 300 associados. Oferecemos recursos para facilitar o retorno e 120 sócios já voltaram. Contabilizamos também a chegada de 155 novos sócios”, conta Menezes. Atualmente, o clube trabalha com dois tipos de título: o de fundo social e o especial, este último com valor de aquisição de R$ 2 mil.