
As equipes de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento de Controle Urbano, de Santo André, autuaram 15 estabelecimentos, em duas noites do fim de semana (18 e 19/2), por barulho. Uma festa foi dispersada na Vila Príncipe de Gales.
Foram vistoriados 73 endereços vistoriados em diversos bairros da cidade e também em regiões afastadas do Centro. No total, o Semasa emitiu 10 Autos de Infração Ambiental (equivalente a multa) e cinco advertências para bares localizados nos bairros Jardim, Santa Terezinha, Vila Linda, Bom Pastor, Parque das Nações, Vila Príncipe de Gales, Campestre, Parque Oratório, Casa Branca e Vila Assunção.
Na praça entre as ruas Gertrudes de Lima e Dom Duarte Leopoldo e Silva (Centro), as equipes também dispersaram dezenas de jovens que se reuniam em bares do local. O local tem sido alvo de reclamações dos problemas ocasionados pela grande concentração de jovens embriagados, barulho e sujeira deixada pelos frequentadores.
Na Vila Príncipe de Gales, a denúncia de som alto foi recebida pelo site e pelas redes sociais do Semasa e, ao chegar ao local, os agentes constataram que se tratava de uma festa promovida por um bar próximo às dependências da Faculdade de Medicina ABC. Cerca de 500 pessoas estavam no local e a atividade foi encerrada.
Em Santo André, a autarquia fiscaliza a emissão de som alto em estabelecimentos comerciais, industriais e obras. Os moradores podem fazer as denúncias no site www.semasa.sp.gov.br de forma online (na área de Outros Serviços ao Usuário), pela Central de Atendimento telefônico, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelos telefones 0800-4848115 ou 4433-9300 (ligação tarifada), ou ainda pelas redes sociais do Semasa.