Banco de Leite opera em estado crítico

Mães interessadas devem estar amamentando crianças de até seis meses (Foto: Divulgação)

O Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, trabalha praticamente sem estoque. Hoje são apenas 12 doadoras, das quais somente cinco contribuem com regularidade. O ideal seria pelo menos 25 mulheres, mas o contingente costuma cair com a chegada do frio.

Atualmente, a equipe médica trabalha somente com o leite necessário para atender a demanda dos bebês internados, com pouca reserva.

Newsletter RD

Como doar
Mães interessadas devem estar amamentando crianças de até seis meses e ter leite em excesso. Basta ligar para o hospital e solicitar a equipe do Banco de Leite. Uma técnica em nutrição do HEMC vai até a casa da mãe para verificar se está habilitada a doar leite (verificação de exames de pré-natal e sorológicos, como de sífilis e HIV).

As mães aptas já recebem o kit de coleta composto por frascos esterilizados, máscara e touca, passam por orientação sobre técnica de ordenha manual e modo de armazenamento (congelamento). Com apoio do Corpo de Bombeiros, uma vez por semana os frascos de leite são retirados nas casas das doadoras.

O Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Mário Covas fica na rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Santo André. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 12h. O telefone para mais informações e solicitação de visita é o 2829-5021.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes