A Caixa nega problemas no aplicativo Caixa Tem, mas o fato é que há muitas reclamações em relação ao funcionamento do aplicativo que é usado para o recebimento de benefícios pagos pelo governo e também usado para transferências destes valores para outras contas ou fazer pagamentos. Como reflexo disso as filas em frente aos bancos só aumentam, apesar do banco alegar que investe no atendimento e na triagem de clientes.
Por conta das dificuldades com o aplicativo, beneficiários e clientes fazem fila nas agências. Foi o caso do técnico de serviços, Rafael de Carvalho, que mora em Diadema. Ele conta que perdeu várias horas durante dois dias para tentar resolver o problema diretamente no banco, mas não teve sucesso. Ele precisa receber o abono do PIS (Programa de Integração Social) e tenta fazer isso pelo aplicativo, justamente para não ter que ir ao banco, mas por ironia teve que enfrentar fila duas vezes e continua com o problema.
“Preciso atualizar o aplicativo para receber o dinheiro à partir do dia 17, mas não consigo. Sempre aparece a mensagem de que meu aparelho tem muitos CPFs vinculados. Eu cadastrei meu pai e minha tia para o recebimento de benefícios, mas agora que preciso receber o meu não consigo. Procurei então o atendimento na Caixa na segunda-feira e na terça-feira (dias 07 e 08/02) foram mais de duas horas na fila. No primeiro dia não resolveram, hoje (terça-feira) a atendente disse que tinha resolvido o problema e tirado esse bloqueio, mas quando tentei usar não funcionou, a mensagem de alerta era a mesma”, detalhou Carvalho.
O técnico de serviços disse que há muita confusão na entrada da agência do bairro Serraria, que ele procurou. “Só tem um funcionário para auxiliar as pessoas no caixa eletrônico e orientar duas filas, de atendimento bancário, e outra para outros serviços. Falta muita informação para as pessoas, deveria ter mais gente na triagem de atendimento. Além disso só atendem até as 13 horas, quem chegar depois nem adianta pegar fila que não entra”, aponta.
O que diz a Caixa:
Em nota enviada ao RD, a Caixa informou que o problema de Rafael de Carvalho foi resolvido e que as contas digitais de outros CPFs não estavam mais vinculadas ao celular dele. Em novo contato com a reportagem o técnico de serviços não confirmou a informação, tentou de novo acessar o aplicativo sem sucesso.
Sobre o aplicativo a Caixa informo que não há problemas e ele opera normalmente. “A Caixa informa que permanece realizando ações para melhorar o atendimento e evitar filas nas agências. Nesse sentindo, o banco ampliou o número de empregados e colaborados para fortalecer a sua rede de atendimento, em especial nas agências que concentram os maiores números de pagamento dos benefícios sociais. Entre as ações adotadas para agilizar o atendimento nas agências do ABC, é possível citar ainda a triagem das filas antes mesmo da abertura das unidades e a recepção qualificada dos clientes durante todo o horário de funcionamento”, disse o banco sobre as filas apontadas pela reportagem. “Em todos os atendimentos são observadas as prioridades legais tais como, idosos, gestantes e portadores de deficiência. Também é respeitada a lotação máxima de 30% de ocupação, em atendimento à legislação municipal, visando assegurar o distanciamento mínimo imposto pelas medidas sanitárias vigentes”, continua a Caixa em nota.
O banco informou ainda que, além das agências há outros canais de atendimento. “A Caixa também disponibiliza aos clientes atendimento remoto e digital por meio do WhatsApp Caixa (0800 104 0104), do Internet Banking e dos aplicativos Caixa Tem, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS e Auxílio Brasil, dentre outros (a relação completa pode ser consultada na página www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos). Por telefone, os clientes contam com a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões). Além disso, está disponível em todo o país a Rede Lotérica e a Rede de Correspondentes Caixa Aqui”.