
Santo André segue implantando diversas estratégias para ampliar o cuidado oferecido às pessoas com síndromes gripais. Nesta sexta-feira (28/1), a Prefeitura entregou mais um Ambulatório de Campanha com atendimento 24 horas. O espaço, que foi instalado na Associação dos Servidores do Semasa, possui 20 consultórios para oferecer atendimento especializado e realiza testagem imediata, exames de tomografia e raio-x, de acordo com a avaliação médica. A entrada é pela avenida Dom Pedro I, 3.000, na Vila Pires.
O espaço conta com cerca de 200 funcionários, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos e assistentes sociais. O ambulatório conta com tomógrafo e realiza dispensação de medicação e testagem rápida, mediante indicação médica. Para ser atendido no local é necessário apresentar o cartão do SUS, documento com foto e comprovante de residência indicando que o paciente é morador de Santo André.
Após passar pela recepção, os pacientes são direcionados para salas de classificação de risco, momento em que são testados para o diagnóstico de covid-19 ou Influenza. Após o resultado, os pacientes são direcionados para salas de espera separadas, para que os munícipes com diferentes doenças não compartilhem o mesmo ambiente. As áreas dos consultórios, medicação ou de dispensação de medicamento também são separadas, de acordo com o diagnóstico do paciente.
O Ambulatório Médico inaugurado nesta sexta conta ainda com sala de estabilização montada com oxigênio, kit de intubação e ambulância à disposição para realizar a transferência do paciente, caso haja necessidade de internação.
Estrutura – Com responsabilidade e planejamento, Santo André se estruturou para vencer a batalha contra a covid-19. Nesta semana a cidade passou a contar com dois ambulatórios exclusivos para atendimento de síndromes gripais. A abertura dos novos consultórios equivale à inauguração de seis UPAs, em relação à capacidade de atendimento.
Nos três primeiros dias de funcionamento, o ambulatório localizado na UFABC (Universidade Federal do ABC) realizou 1.065 atendimentos. Entre as pessoas que realizaram o teste, 90% apresentaram resultado positivo para covid-19.
Dentre as diversas estratégias adotadas ao longo da pandemia, Santo André foi a primeira cidade da região a montar hospitais de campanha. Em quase dois anos de pandemia, Santo André foi um dos poucos municípios onde não faltaram leitos para os internados. Ao todo, mais de 25 mil altas médicas foram registradas na cidade.