
Moradores de São Bernardo se uniram para criar uma horta comunitária na região do bairro Paulicéia. Sem apoio para manter o projeto em pé, os munícipes se dirigem todos os dias ao local para garantir o seu funcionamento. Localizada na avenida 31 de março, em frente à Mercedes-Benz, a horta recebe os cuidados de quatro voluntários.
Moacir Gimenez, um dos colaboradores do projeto, conta que havia plantado dois pés de abacate em casa mas, com o crescimento da planta, precisou transportá-lo para outro local. Foi quando encontrou Ari, responsável pela criação da horta. “Vi ele trabalhando no local com uma enxada e perguntei se poderia levar os pés de abacate. Ele assentiu e passei a frequentar o espaço”, diz.
Gimenez, que atualmente é aposentado, explica que a horta recebe os cuidados de quatro pessoas no período da manhã e da tarde. No local, o grupo realiza a plantação de flores e verduras. “Algumas pessoas também levam mudas para plantar. Fazemos isso para passar o tempo, fora que fica bonito ter um espaço florido como esse em meio à cidade. Todos que passam por lá, elogiam”, afirma.
Apesar dos cuidados do grupo, a horta necessita de alguns cuidados, como o recebimento diário de água. Os voluntários realizam o abastecimento de forma manual. Segundo Moacir, comércios próximos cederam alguns litros de água, para que as plantas pudessem ser irrigadas.
O munícipe relata que os responsáveis pelo projeto também precisam se manter atentos, pois, nos momentos em que não há ninguém por perto, outras pessoas arrancam o que foi plantado. “Quando a prefeitura envia um caminhão para cortar a grama, também acaba cortando tudo se não estamos por perto”, salienta.