
Com início em 2020, o projeto Ciclo Literário busca, por meio dos livros, levar conhecimento à população que não tem acesso à leitura. Desenvolvida pela empresa de reciclagem EcoTechno, a campanha realiza coletas e doações de obras didáticas e literárias para comunidades carentes, ONGs (organizações não governamentais), lares infantis e de idosos. Com sede em São Bernardo, a empresa aceita doações de moradores de toda região metropolitana de São Paulo e Baixada Santista.
Gabriel Nascimento, coordenador da EcoTechno, explica que são aceitos todos os tipos de livros (didáticos e literários), revistas, CDs, DVDs, HQs e até móveis. Além das pessoas físicas, colaboradores, escolas, universidades e bibliotecas também podem ajudar o projeto com doações. Interessados podem entrar em contato através dos canais de atendimento: Whatsapp (11) 944-467-309, ou site cicloliterario.com.br. Após agendamento, a empresa retira os itens na própria residência do doador, e sem qualquer custo.
“Os livros, em condições de reuso, são destinados às instituições parceiras. O que não tem condição de reuso vai para a reciclagem”, esclarece ao contar que o principal foco é a reciclagem de lixo eletrônico.
Para aqueles que desejam levar as doações presencialmente, há um ponto de coleta na matriz da EcoTechno, focada no lixo eletrônico, localizada na rua Tupinambas, 750, em Diadema. No ABC, a empresa também conta com unidade em São Bernardo, responsável pela triagem e destinação dos livros doados. Os colaboradores podem levar as doações ou enviá-las pelos Correios.
O Ciclo Literário já coletou aproximadamente 100 mil exemplares. Por se tratar de um projeto privado, existem três divisões para custeamento: venda, reciclagem e doação. A maior parte do material vai para doação (cerca de 65 mil), uma parcela dos exemplares que não se encontram em condições de uso é reciclada (aproximadamente 30 mil) e uma pequena parte em vendas e trocas de alguns exemplares que se encontram em excelente estado.
Entre as ONGs e instituições parceiras do projeto estão o Lar Assistencial Mãos Pequenas, a Paróquia São Judas Tadeu SBC, ABEF e @mlb.sp (Instagram). A empresa, que conta com uma equipe de 13 integrantes, fecha novas parcerias e procura apoiar projetos que pensam nas pessoas em situação de rua, que necessitam de roupas para os dias frios. Em nota oficial, a empresa afirma que a missão vai além do processo de reciclagem. “[buscamos] conscientizar todos os nossos colaboradores que essa é uma atitude fundamental para qualquer ser humano do nosso planeta”.