
O ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Diadema, Ricardo Yoshio, assumiu o comando do diretório provisório do PSB na cidade. Segundo certidão emitida no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o médico estará acompanhado de outros ex-tucanos na direção do partido que faz oposição ao PSDB no Estado e que está próximo do PT na cidade.
A direção provisória da legenda assumiu o comando com a data retroativa de 6 de dezembro do ano passado e ficará durante um ano, segundo o documento obtido pela reportagem. Yoshio, que deixou o PSDB após as prévias da legenda em novembro do ano passado, também foi acompanhado por outros dois ex-tucanos.
Douglas Amparado Cabral, o Dodo Amparado será o secretário de finanças da legenda. Dodo foi candidato a vereador em 2020 e obteve apenas 391 votos. E Maria Regina Ponce, que será membro do diretório, e que também tentou disputar uma vaga no Legislativo diademense, porém, sua candidatura foi considerada inapta.
Wilson Wilde Silveira será o vice-presidente do partido, o ex-vereador Albino Cardoso (ex-Cidadania) será membro e Gilson Menezes Junior, filho do ex-prefeito Gilson Menezes (morto em 2020) será o secretário-geral do diretório provisório.
Bastidores
A filiação de Ricardo Yoshio foi anunciada no início de novembro de 2021 pelo deputado estadual Caio França (PSB), porém, não foi oficializada por pedido do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), que queria garantir o voto do ex-vereador para a candidatura de João Doria (PSDB) a presidente.
Após o fim do processo interno do tucanato, Yoshio ficou livre para deixar o partido, inclusive com a expectativa de disputar uma vaga como deputado estadual ou federal neste ano, que é um desejo da direção estadual socialista que quer fortalecer o nome de Márcio França para a disputa ao Governo do Estado e que ainda pode ter Geraldo Alckmin como vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que poderia potencializar os votos em Diadema, município que historicamente apoia o PT.
A reportagem tentou contato com Caio França e Ricardo Yoshio para falar do assunto, porém, até o fechamento desta matéria França não retornou o contato e Yoshio estava realizando atendimentos em sua clínica.
Atualmente o PSB tem dois vereadores: Cícero Antônio da Silva, o Cicinho, e Jerry Bolsas, ambos integrantes da base de sustentação do prefeito de Diadema, José de Filippi Jr. (PT).
(Informações: Carlos Carvalho e Leandro Amaral)