ABC - quarta-feira , 1 de maio de 2024

Universidades da região se preparam para retorno às aulas

UFABC em Santo André (Foto: Divulgação)

Assim como as escolas de ensino básico, fundamental e médio, o ensino superior da região também se prepara para retomar as atividades presenciais e iniciar o ano letivo de 2022. Três universidades já decidiram pelo retorno às aulas a partir do mês de fevereiro, com planejamento das medidas de segurança para conter o avanço do coronavírus. É o caso da Universidade Federal do ABC (UFABC), que definiu retorno das atividades para o dia 14 de fevereiro, com sistema híbrido e redução da circulação de pessoas nos campi em Santo André e São Bernardo.

Desde o ano passado, a instituição segue o Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais que, atualmente, está na Fase 1, prevendo um percentual de presença física de membros da comunidade para realização de atividades de pesquisa, administrativas e didáticas. A previsão para este período, até o momento, é que algumas aulas, principalmente de disciplinas práticas, ocorram presencialmente e outras atividades didáticas permaneçam em modalidade remota. A expectativa é de circulação máxima de 2 mil pessoas (por semana) nos campi da universidade, cerca de 10% das mais de 19 mil pessoas que atuam na instituição, entre docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, estagiários, funcionários terceirizados e administrativo.

Newsletter RD

Para monitorar a situação epidemiológica da pandemia dentro da Universidade, desde maio de 2021, a UFABC tem realizado testes semanais, RT-PCR (criado por pesquisadoras da própria instituição), em todas as pessoas que necessitam ir presencialmente aos campi, liberado após preenchimento de formulário online. Dentro da universidade, protocolos de segurança são obrigatórios, como o uso de máscaras de proteção, a higienização das mãos com frequência, o distanciamento social (recomenda-se evitar cumprimentos que impliquem em aproximação), utilização de garrafas de água próprias e o não compartilhamento de objetos pessoais, entre outros.

O dia 14 de fevereiro também foi a data escolhida pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em São Bernardo. A instituição optou pelo retorno das atividades presenciais, mas estuda a possibilidade do retorno às aulas virtuais, caso siga o aumento dos casos de coronavírus na região. Para o retorno das aulas, haverá álcool em gel disponível em lugares estratégicos e os alunos terão a temperatura aferida ao entrarem nos campi. O uso de máscaras segue obrigatório e recomenda-se o distanciamento entre as pessoas.

Já a Universidade de São Caetano (USCS) optou, até o momento, pelo retorno das aulas presenciais para os mais de 9 mil alunos (a instituição aguarda ainda a finalização das matrículas para atualizar os números), a partir do dia 1º de fevereiro. A Universidade segue monitorando o cenário da pandemia e as decisões das autoridades, para definir as ações da instituição durante o semestre.

Outras três faculdades da região ainda não definiram as datas e as normas de segurança para o início das aulas em 2022 é o caso do Centro Universitário FEI, em São Bernardo, e da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, que aguardam definições.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes