
Pelo menos 20 casas estão sendo analisadas pela Defesa Civil de Diadema ao longo da avenida Chico Mendes, no Jardim Inamar. No domingo (09/01) parte do talude de um terreno que fica à margem da avenida cedeu, deixando pelo menos três casas a menos de um metro do barranco. Ninguém se feriu. Mas agora as 20 casas estão interditadas e os carros também estão impedidos de passar pela via.
Segundo a prefeitura a interdição entre 15 e 20 casas está sendo realizada. As famílias das casas já interditadas são encaminhadas para centros comunitários ou para serem assistidas via auxílio-aluguel. Como o terreno é particular a ação da prefeitura com obras emergenciais é estudada. A prefeitura informou, em nota, que monitora nove áreas de alto risco neste período chuvoso. “De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o município tem nove áreas de risco de deslizamentos caracterizadas como R4 (Muito Alto); Mas o órgão faz o monitoramento contínuo desses locais, além de ter plano de contingência e atuar sempre em conjunto com a Coordenadoria Estadual e demais cidades da região”.
O vereador Orlando Vitoriano (PT) esteve no local. Ele disse que o terreno situado em área de proteção ambiental foi ocupado irregularmente. “As famílias compraram os terrenos, mas aquela área não deveria ter sido ocupada, tem uma ação civil pública movida contra os proprietários e contra a prefeitura de Diadema. Inclusive tem uma sentença determinando a remoção das famílias, o problema é que muita gente investiu tudo o que tinha ali”, apontou o parlamentar que acompanha a situação.