
Sem dúvida alguma, 2021 foi um dos anos mais importantes da história da Fundação Pró-Memória de São Caetano. Não somente pelo fato de que no período a instituição celebrou seu 30º aniversário, mas também pela diversificação de suas atividades abrangendo cada vez mais a sociedade sempre com o objetivo primordial de preservar, divulgar e salvaguardar a memória e a história de São Caetano e de sua gente.
No decorrer do ano, com o arrefecimento da pandemia da Covid-19, a Pró-Memória reabriu todos os seus espaços expositivos promovendo novas mostras que atraíram centenas de pessoas. Outras ações importantes foram o fortalecimento de seu setor editorial com o lançamento de dois livros (além, claro, das edições semestrais de Raízes), a ampliação do Centro de Documentação Histórica com a abertura ao público do acervo do jornal Diário do Grande ABC, o recebimento do acervo iconográfico e documental da Associação Cultural do Povo Búlgaro no Brasil e o estreitamento de laços com os diversos setores da sociedade sul-são-caetanense com as rodas de conversa, oficinas de arte e o projeto Cuidar de Nossa Praça parceria com a iniciativa privada para manutenção da Praça do Professor, local onde está a sede da instituição.
Além disso, a Pró-Memória realizou em 2021 exposições virtuais e itinerantes e incrementou seu setor audiovisual com a produção de vídeos temáticos e extensa programação em suas redes sociais com nova identidade visual e seções.