ABC - terça-feira , 7 de maio de 2024

Volpi busca parceria para transformar Santa Luzia em Hospital Universitário

Hospital já foi alvo de embates políticos na cidade (Foto: Divulgação)

O prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi (PL), assinará na próxima quarta-feira (22/12) a ordem de serviço para a retomada da obra do Hospital Santa Luzia, que está parada desde 2012. Com ajuda estadual de R$ 16 milhões, e mais R$ 2 milhões em contrapartida da Prefeitura, e o prazo de 18 meses a 24 meses para a finalização do prédio, o chefe do Executivo se preocupa com o valor para conseguir equipar o local. Uma das alternativas é fazer uma parceria com a Uninove, assim transformando o equipamento em um Hospital Universitário.

“A Universidade Nove de Julho (Uninove) está trabalhando conosco aqui, pois os alunos estão em fase de formação e precisam trabalhar, precisam fazer prática (residência médica) e fizemos um convênio com eles. Se esse convênio se estender, há uma possibilidade de fazer uma parceria lá na frente. Isso já está definido? Não, mas está encaminhando muito bem. Eu gostaria que nós tivéssemos um Hospital Universitário, seria a nossa salvação, mas até agora isso não existe”, explicou Volpi em entrevista coletiva na última terça-feira (14/12).

Newsletter RD

Uma das pessoas que foram procuradas para ajudar nessa possibilidade é o prefeito eleito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB). Ao RDtv na última quinta-feira (16/12), o tucano que até então estava trabalhando nas relações institucionais da Uninove, afirmou que as conversas estão bem adiantadas para que Ribeirão Pires tenha um Hospital Universitário mantido pela instituição.

Assim, o plano de Volpi seria cumprido, com o Poder Público finalizando a obra, enquanto a Universidade seria a responsável pela compra e instalação dos equipamentos, além da administração do local. Segundo a Prefeitura, o projeto prevê a instalação de 98 leitos, sendo 60 de clínica médica, 18 de maternidade, 10 berçário e 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Mais centro cirúrgico/obstétrico, atendimento ginecológico, área para internação, centro clínico, laboratório de análises clínicas, pediatria e maternidade.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes