
Desde a retomada presencial das unidades do Sesc São Paulo, as Artes Visuais têm lugar de destaque no Sesc São Caetano, com a estreia do projeto “Pelas Beiradas”. Como o nome sugere, a proposta é caminhar pelas beiradas do grande circuito de artes visuais do Estado de São Paulo e abrir espaço para as redes de artistas, curadoras e curadores que estejam em início ou meio de carreira, com projetos artísticos que dialoguem com o contexto programático do Sesc São Caetano. O projeto pretende atuar pelas fissuras das relações concretas que envolvem esse universo e borrar as fronteiras do imaginário que sacraliza a
‘Orí’ inaugura este projeto através do trabalho de Ramo Negro, artista da cidade de Mauá. A exposição se constrói com obras de seu acervo, também produzidas em proposta site specific, e tem a unidade do Sesc São Caetano como território de experimentação.
Para o artista, ‘Orí’ é um exercício de solitude em meio à distopia. “Um vislumbre da cabeça que cria, tecendo redes de afeto, neurais, cognitivas e narrativas. Redes que gingam com elegância por territórios urbanos e rurais. Orí é um horizonte que reside na margem, propondo novos centros, discutindo a urbe na fresta do censo e dissenso”, diz. A exposição que reúne diversas obras, entre pinturas, esculturas e instalações.

Com permanência até 31 de março de 2022, serão realizadas ações educativas nos di
Lorraine Mendes, a curadora da mostra, afirma que os significados de ‘Orí’ atravessam o tempo e os cruzamentos culturais que marcam o nosso chão. Para ela, a exposição guarda o lugar do sentido e da busca de Ramo a partir de sua consciência de ser, também, herdeiro e parte de um longo caminho que, nesse sentido, é construir e constituir o indivíduo sem o desassociar das relações com o que o cerca: perceber e ser fiel a si, ao entender-se como parte do todo. As obras apresentadas são resultado – em visualidade, corpo e matéria – da cabeça direcionada a uma herança-presente que orienta desejos, visões e futuros.
A entrada em qualquer unidade do Sesc só é permitida após a apresentação do comprovante das duas doses da vacina contra a covid-19 (ou o comprovante de vacinação em dose única) para maiores de 12 anos e documento com foto. O uso de máscaras é obrigatório durante toda a atividade.