
As Fábricas de Cultura, do governo do Estado e gerenciado pela Poiesis, estão com programação dedicada às comemorações do mês da Consciência Negra, com destaque para a produção cultural de mulheres negras. Todas as atividades são gratuitas e ocorrerão de forma on-line.
Confira detalhes:
A música é um dos destaques na programação com o show “Entre Águas, com Samantha Rebelles”, transmitido online dia 20 de novembro, às 18h. Em um trabalho intimista, voz e violão, a cantora Samantha Rebelles apresenta um espetáculo autoral que saúda as grandes mães cultuadas nos terreiros do candomblé, as yabas Oxum, Iemanjá e Iansã, trazendo a relação entre a música negra brasileira e as diásporas africanas.
A programação das Fábricas de Cultura inclui bate-papo e, ainda, exibição de produções audiovisuais que tratam a cultura afro-brasileira. No dia 24 de novembro, às 16h, o canal do YouTube das Fábricas exibirá o filme “Congado”, de Érica dos Anjos, obra que aborda importante manifestação cultural imaterial do Folclore brasileiro, o congado, que é apresentado no filme pelo ponto de vista histórico e de valorização da representatividade do povo negro, a fim de desmistificar a festa e o sincretismo religioso existentes no tradicional folguedo histórico, símbolo da memória popular.
A cultura afro também terá espaço no teatro por meio da peça “Urucungo (Berimbau)” apresentada pelo coletivo Quebrando a Cabaça Espalhando Sementes. A história de “Urucungo” Berimbau trabalha com a ancestralidade para mostrar como surgiu esse instrumento que possui tanta energia, musicalidade e inspirações. A apresentação será realizada dia 20 de novembro, às 16h.
Fábrica de Cultura Diadema – rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro.
COMO CUIDAR DA PELE NEGRA NOS TEMPOS DE HOJE?!
20/11 – Sábado – 20h30
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube
Acessibilidade: a Fábrica de Cultura de Diadema oferece rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).
E-mail: contato@fabricasdecultura.org.br
Devido à pandemia da covid-19, a programação cultural vem ocorrendo de forma on-line. Todas as atividades são gratuitas.