
Desde esta segunda-feira (01/11) o governo do Estado liberou o funcionamento de todas as atividades com 100% de público e sem a necessidade de distanciamento, com isso bares e baladas podem voltar a funcionar, mas as prefeituras podem ser mais restritivas e no ABC não há um padrão, ou seja, cada cidade adotou uma política. Somente São Caetano seguirá estritamente a orientação estadual. Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra mantiveram a restrição de público nos estabelecimentos.
Mauá determinou, em decreto publicado no dia 26 de outubro, que os estabelecimentos continuam limitados a receber público até 80% da capacidade e determinou ainda que o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas continua sendo obrigatório. Isso vale para bares, restaurantes e também templos religiosos. Não há restrição de horários de funcionamento. Baladas e shows em casas noturnas continuam proibidos. Ainda de acordo com o decreto do prefeito Marcelo Oliveira (PT) os buffets podem funcionar, mas também respeitando o distanciamento de um metro entre mesas e cadeiras. Museus, teatros e cinemas não têm sem restrição de horário, mas devem também observar o distanciamento.
Em Rio Grande da Serra a permissão para os estabelecimentos é de público até 80% da capacidade. O funcionamento dos estabelecimentos é limitado das 6hs às 24hs, segundo explicou a prefeitura ao RD. A administração não mencionou normas de distanciamento, mas destacou a necessidade de uso de máscaras.
A prefeitura de Diadema informou que vai publicar novo decreto esta semana e que a intenção é manter a ocupação em até 80% da capacidade dos estabelecimentos. Até a regulamentação com novo decreto, fica valendo o distanciamento de 1 metro conforme o decreto n° 8.024 de 8 de outubro.
Em Santo André todas as atividades podem funcionar com 100% da capacidade, porém há limitação de horário, somente até a 1h da manhã. “Segue em vigor na cidade a obrigatoriedade de uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel nos estabelecimentos. A fiscalização continua sendo realizada por meio da Operação Comércio Responsável, feita de maneira conjunta entre Departamento de Controle Urbano, Semasa, Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal”, diz nota emitida pela prefeitura.
Já em São Bernardo tudo pode funcionar também com 100% da capacidade desde esta segunda-feira (01/11), mas será necessária a apresentação de comprovante vacinal. A prefeitura não explicou, no entanto, como os estabelecimentos deverão fazer essa verificação. Shows, festas em buffets e espetáculos são permitidos, mas somente para público sentado. O horário de funcionamento é limitado até as 2h da manhã com tolerância de uma hora para o encerramento. Além da disponibilização de álcool em gel e uso de máscaras a prefeitura informa que é obrigatória a aferição de temperatura dos frequentadores.
A prefeitura de São Caetano informou que seguirá a orientação do Plano São Paulo e, portanto, não haverá restrição de horários nem limite de público, apenas a obrigatoriedade do uso de máscaras e de disponibilização de álcool em gel. A prefeitura de Ribeirão Pires não informou